Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6049
Título: A inserção de fanfictions como leitura válida em aplicativos de acompanhamento de leitura: estudo nos aplicativos Goodreads e Skoob
Título(s) alternativo(s): The insertion of fanfictions as valid reading in reading tracking apps: a study in the apps Goodreads and Skoob
Autor(es): MELO, Laís Batista
Palavras-chave: fanfiction;
goodreads;
skoob;
Biblioteconomia;
mediação de leitura.
fanfiction;
goodreads;
skoob;
Librarianship;
reading mediation.
Data do documento: 23-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Apresentou a inserção da fanfiction nos aplicativos de acompanhamento de leitura Goodreads e Skoob a partir das políticas de uso da plataforma. O objetivo do estudo compreendeu as fanfictions em seu processo de validação como forma de leitura nas plataformas do Goodreads e Skoob. Entendeu-se como objetivos específicos: identificar o impacto da fanfiction enquanto material de leitura; compreender a relação que ocorre entre fanfictions, aplicativos para acompanhamento de leitura e a interação entre obra e leitor dentro da área de contribuição para a formação de leitores; e, explicar as demandas informacionais criadas a partir da leitura de fanfictions. A metodologia utilizada constituiu-se por pesquisa de campo em natureza quali-quantitativa através de levantamento bibliográfico e documental, entrevista e aplicação de questionário. Os resultados apontaram as histórias de fãs como um tipo de literatura popular que impacta em reações fora do ambiente virtual, seja na formação leitora do usuário ou em adaptações no mercado literário. Conclui-se que a fanfiction é uma forma de leitura válida, e sua inexistente ou baixa interação em aplicativos de leitura não está ligada às suas características literárias, mas há uma distinção do sistema imposto pelas políticas de uso da plataforma. O papel do bibliotecário neste âmbito compreende a necessidade de adesão e observação de formação de leitores a partir de fanfictions, avaliando suas potencialidades no que diz respeito ao estabelecimento de hábitos de leitura e inovações literárias.
Descrição: ABSTRACT It presented the insertion of fanfiction in the reading tracking applications Goodreads and Skoob based on the platforms’s use policies. The objective of the study comprised fanfictions in their validation process as a way of reading on Goodreads and Skoob platforms. We understood its specific objectives as: identify the impact of fanfiction as reading material; understand the relationship that occurs between fanfictions, reading tracking applications and the interaction between work and reader within the area of contribution to the formation of readers; and, explain the informational demands created from reading fanfictions. The methodology used consisted of field research in a qualitative and quantitative nature through bibliographical and documentary survey, interview and application of a questionnaire. The results pointed to fan stories as a type of popular literature that impacts outside the virtual environment, either in the user's reading formation or in adaptations in the literary market. It is concluded that fanfiction is a valid form of reading, and its non-existent or low interaction in reading tracking applications is not linked to its literary characteristics, but there is a distinction of the system imposed by the platform's use policies. The librarian's role in this context comprises the need for adhesion and observation of reader formation from fanfictions, evaluating their potential with regard to the establishment of reading habits and literary innovations.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6049
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAISBATISTAMELO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso5,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.