Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6054
Título: Entre a escola que temos e a escola que queremos: um estudo da escola unidade integrada José Nogueira da Comunidade São Manoel, Lago do Junco - MA
Título(s) alternativo(s): Between the school we have and the school we want: a study of the José Nogueira integrated unit school in the São Manoel Community, Lago do Junco - MA
Autor(es): SANTOS, Regina Maria Costa dos
Palavras-chave: educação do campo;
escola do campo;
gestão democrática;
transformação da escola;
rural education;
rural school;
democratic management;
school transformation.
Data do documento: 21-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este trabalho faz uma análise sobre uma escola do campo, situada na comunidade São Manoel, município de Lago do Junco – MA, no que tange às lutas, desafios e conquistas para sua existência e transformação. A escola Unidade Integrada José Nogueira, passou pela iminência de fechamento de turmas, assim como de perda de alunos, que foram transferidos para Escola Família Agrícola Antônio Fontenele – EFAF. Esse contexto provocou nosso interesse de pesquisa. Objetivamos analisar os fatores que influenciaram na proposta de fechamento da escola, de transferência de alunos para a EFA e os processos de renovação na gestão da escola. A pesquisa, de caráter qualitativo, realizou análise de documentos, pesquisa bibliográfica e entrevistas com moradores da comunidade, com pais de alunos, com a gestão da escola Unidade Integrada José Nogueira e com a gestão da EFAF. Realizamos, também, um levantamento sobre o processo de luta pela terra e pela escola, na comunidade São Manoel. Como resultados desse estudo, concluímos que o fechamento das turmas aconteceu sustentado pelo discurso da antiga gestão municipal e da escola do número insuficiente de alunos da comunidade para manutenção de turmas ativas. Outro fato que concluímos foi que a presença de egressos da Licenciatura em Educação do Campo na escola está influenciando na melhoria da escola Unidade Integrada José Nogueira.__ABSTRACT: This work analyzes a rural school, located in the São Manoel community, in the municipality of Lago do Junco - MA, regarding the struggles, challenges and achievements for its existence and transformation. The Unidade Integrada José Nogueira school, experienced the imminence of closing classes, as well as the loss of students, who were transferred to the Antônio Fontenele Family Agricultural School – EFAF. This context provoked our research interest. We aimed to analyze the factors that influenced the proposed closure of the school, the transfer of students to EFA and the renewal processes in school management. The qualitative research carried out document analysis, bibliographical research and interviews with residents of the community, with parents of students, with the management of the Integrated Unit José Nogueira school and with the management of EFAF. We also carried out a survey on the struggle for land and for schools in the São Manoel community. As a result of this study, we conclude that the closure of classes was supported by the speech of the former municipal management and the school of the insufficient number of students in the community to maintain active classes. Another fact that we concluded was that the presence of alumnae from the Undergraduate Rural Education in the school is influencing the improvement of the Unidade Integrada José Nogueira school.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6054
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática do Campus de Bacabal
TCC de Graduação em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REGINAMARIA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso935,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.