Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6058
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dc.contributor.authorMORAIS, Paulo Renato Carvalho-
dc.date.accessioned2023-01-31T15:31:40Z-
dc.date.available2023-01-31T15:31:40Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6058-
dc.descriptionABSTRACT Faced with the need to work science content in an interdisciplinary way, it is necessary to discuss with the teachers of the 9th grade of elementary school at the civic-military school Padre Thomaz Beckman, and at the Dom Ricardo Pedro Paglia school about their perceptions when relating theory and practice chemistry content. These schools were chosen because they are the largest elementary schools in the municipality. Thus, through a scenario more focused on interdisciplinarity, interpreting and debating this issue becomes essential so that there is a better understanding of the chemistry content by the student, as well as the way that the teacher will work. With this in mind, the research aimed, through a scenario more focused on teacher reflection, to interpret and discuss the different perceptions of science teachers in the 9th grade...pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Diante da necessidade de trabalhar de forma interdisciplinar os conteúdos de ciências se faz necessário discutir com os professores do 9° ano do ensino fundamental da escola cívico- militar Padre Thomaz Beckman, e da escola Dom Ricardo Pedro Paglia sobre suas percepções sobre como relacionar teoria e prática aos conteúdos de química. Foram escolhidas estas escolas, por serem as maiores escolas do ensino fundamental do município. Assim, por meio de um cenário mais voltado para a interdisciplinaridade, interpretar e debater essa questão torna-se essencial para que haja melhor compreensão do conteúdo de química pelo aluno bem como a forma que o professor irá trabalhar. Com esse intuito a pesquisa objetivou por meio de um cenário mais voltado para a reflexão do professor, interpretar e debater as diversas perceções dos professores de Ciências do 9° ano do ensino fundamental, sobre como são trabalhados os conteúdos de química, bem como isso implica para com o processo de ensino-aprendizagem. A partir da pesquisa bibliografia posteriormente foi realizada a de campo. Desta forma, este estudo vem apresentar benefícios aos professores do ensino fundamental in locus os do 9°, visto que, através deste, os mesmos poderão refletir sobre suas práticas ao identificar pontos positivos e negativos na forma como sãos trabalhados os conteúdos de química nessa etapa de ensino. Através dos resultados desta pesquisa tornou-se possível constatar que os professores possuem diferentes visões de como são trabalhados os conteúdos de química no 9° ano. As considerações finais evidenciam a ótica do professor a respeito do ensino de química, bem como as dificuldades encontradas por eles.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectConteúdo;pt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem;pt_BR
dc.subjectInterdisciplinar;pt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental.pt_BR
dc.titleRelação teoria e prática: percepção de professores de ciências para o ensino de química no 9°ano ensino fundamental em escolas públicas no município de Presidente Sarney MApt_BR
dc.title.alternativeRelationship between theory and practice: perception of science teachers for the teaching of chemistry in 9th grade in public schools in the municipality of Presidente Sarney MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

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