Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6070
Título: | Importância da brinquedoteca para o desenvolvimento no ensino infantil: uma revisão bibliografica . |
Título(s) alternativo(s): | Importance of the toy library for the development of early childhood education: a bibliographical review. |
Palavras-chave: | brinquedoteca; educação infantil; aprendizagem; toy library; child education; learning. |
Data do documento: | 21-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O presente artigo tem como tema a brinquedoteca ao qual busca-se demonstrar sua importância para o desenvolvimento na educação infantil. Foi usada como metodologia a revisão sistemática integrativa, a qual representa uma abordagem que é capaz de unir os métodos de pesquisa sistematizados, fundamentando-se em dados qualitativos e quantitativos de artigos científicos brasileiros produzidos no período entre 2011 a 2021, extraídos das plataformas online CAPES, LILACS e SciELO, com o intuito de responder a problemática da pesquisa. O brincar como eixo obrigatório descrito nos Referenciais Curriculares Nacionais, busca promover momentos de lazer que contribuem na construção de conceitos e habilidades necessárias para a vida acadêmica, pessoal, emocional, cognitiva e social de cada criança envolvida nas brincadeiras. Sendo assim este estudo firma-se em concepções de teóricos Vygotsky, Pereira, Santiago e Cunha que defendem os jogos e brincadeiras como constituintes de recursos pedagógicos com elevado nível, no que diz respeito ao desenvolvimento dos valores educacionais, sociais e comportamentais, contribuindo assim para o desenvolvimento da criança e de suas potencialidades. Como resultado é notório a escassez de produção cientifica com a temática, mas dentre as existentes percebeu a importância da existência do espaço da brinquedoteca na educação infantil para o desenvolvimento integral da criança.___ABSTRACT This article has as its theme the toy library where it seeks to demonstrate its importance for the development in early childhood education. The integrative systematic review was used as a methodology, which represents an approach that is capable of uniting systematized research methods, based on qualitative and quantitative data from Brazilian scientific articles produced in the period between 2011 and 2021, extracted from CAPES online platforms , LILACS and SciELO, in order to answer the research problem. Playing as a mandatory axis described in the National Curriculum References, seeks to promote moments of leisure that contribute to the construction of concepts and skills necessary for the academic, personal, emotional, cognitive and social life of each child involved in games. Therefore, this study is based on the concepts of theorists Vygotsky, Pereira, Santiago and Cunha who defend games and games as constituents of high-level pedagogical resources, with regard to the development of educational, social and behavioral values, thus contributing to the development of the child and its potentialities. As a result, the scarcity of scientific production with the theme is notorious, but among the existing ones, he realized the importance of the existence of the toy library space in early childhood education for the integral development of the child. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6070 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EvelyndoNascimentoSousa.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 343,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.