Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6071
Título: Cultura dos jogos e brincadeiras no curso de Educação Física- UFMA: estado da arte
Título(s) alternativo(s): Culture of games and games in the Physical Education course - UFMA: state of the art
Autor(es): MACIEL, Joaquim Francisco do Nascimento
Palavras-chave: cultura;
jogos;
Educação Física;
culture;
games;
Physical Education.
Data do documento: 21-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Ao brincar, a criança experimenta o poder de explorar o mundo dos objetos sendo assim, o estudo teve como objetivo identificar os trabalhos desenvolvidos por acadêmicos de Educação Física-Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão-UFMA sobre a cultura dos jogos e brincadeiras praticadas nas escolas do Maranhão. A pesquisa possui caráter qualitativo com a metodologia de Revisão bibliográfica de Estado da Arte. Utilizou-se a Biblioteca de Monografias da Ufma (BDM) e o Acervo de monografias do departamento de Educação física - Licenciatura da Ufma como base de dados. Os critérios de inclusão para a seleção dos materiais a serem analisados foram monografias que abordam a temática escolhida (jogos e brincadeiras) e que foram realizadas dentro dos últimos vinte anos (2002 a 2022). Os resultados apontaram que foram encontradas 304 monografias e 8 foram selecionadas seguindo os critérios pré-estabelecidos. Conclui-se que há uma lacuna no que se refere a produção de monografias acerca de jogos e brincadeiras no Departamento de Educação Física da Ufma.___ABSTRACT When playing, the child experiences the power to explore the world of objects, therefore, the study aimed to identify the work carried out by Physical Education students from the Federal University of Maranhão-UFMA on the culture of games and activities practiced in schools. from Maranhão. The research has a qualitative character with the methodology of Literature review of State of the Art. The Ufma Monograph Library (BDM) and the Monograph Collection of the Department of Physical Education - Degree at Ufma were used as the database. The inclusion criteria for the selection of materials to be analyzed were monographs that address the chosen theme (games and games) and that were carried out in the last twenty years (2002 to 2022). The results showed that 304 monographs were found and 8 were selected following the pre-established criteria. It is concluded that there is a gap with regard to the production of monographs about games and games in the Department of Physical Education at Ufma.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6071
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoaquimFranciscodeNascimentoMaciel.pdf397,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.