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Título: Saúde mental no Ensino Superior: um olhar para os discentes do Curso de Biblioteconomia da UFMA
Título(s) alternativo(s): Mental health in Higher Education: a look at the students of the UFMA Librarianship Course
Autor(es): REIS, Camilla do Socorro de Oliveira Silva
Palavras-chave: saúde mental no Ensino Superior;
discente de Biblioteconomia – UFMA;
doenças psicossomáticas.
mental health in University Education;
Library science student – UFMA;
psychosomatic illnesses.
Data do documento: 23-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Investigar os aspectos que influenciam na saúde mental e no comportamento dos discentes do Curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Maranhão, no processo de entrada, permanência e saída no Ensino Superior, e enfatizar a participação em clubes de leitura como ação relevante para a prevenção e tratamento de doenças psicossomáticas nesse público, constitui-se o objetivo geral desta pesquisa. Em sua estrutura, o estudo abrange aspectos relacionados à transição e familiaridade do discente com o Ensino Superior, tanto na admissão quanto na conclusão do curso escolhido, e destaca o papel da universidade no acolhimento desses alunos. Identifica, com base na literatura, os riscos de doenças psicossomáticas na vida acadêmica e quais delas são mais comuns entre os discentes, e mostra o papel da universidade no tratamento dessas doenças, reiterando a contribuição dos clubes de leitura nesse processo. A metodologia adotada envolve: pesquisa bibliográfica; pesquisa de campo com aplicação de questionário misto aos alunos do 1o e 8o período do Curso de Biblioteconomia/UFMA. Os resultados obtidos mostram que: o aluno de Biblioteconomia é em sua maioria do gênero feminino, jovem (18 a 28 anos), solteiro e residente da região metropolitana de São Luís. Grande parte desses discentes fazem estágio ou trabalham e revelaram que, ao ingressarem na universidade, sentiram pressão/desconforto tanto para a aprovação no vestibular quanto para a permanência no curso, e cumprimento dos critérios para a sua conclusão. Sobre a vivência acadêmica e problemas psicológicos ligados às emoções, os discentes revelaram que vivenciaram/vivenciam problemas como: ansiedade, estresse, depressão, síndrome do pânico, medo e insegurança, causados por excesso de cobrança dos familiares e de si próprios. E, não buscaram quaisquer ajuda, dentro e/ou fora da universidade, motivados principalmente por medo, ou vergonha. Também não participaram de clubes de leitura para minimizar, prevenir, ou curar os problemas psicossomáticos vivenciados. Ainda assim, os discentes foram unânimes em apontar a leitura como auxílio no tratamento e prevenção dessas doenças, e considerar o clube de leitura como algo importante nessa ação. Esses dados levam a concluir que: o ingresso e permanência na universidade são eventos estressores que podem desencadear doenças psicoemocionais nos discentes de Biblioteconomia, que se sentem desafiados com a nova realidade; esses alunos não costumam recorrer à leitura como auxílio na solução de seus problemas, muito menos ao serviço de apoio psicológico disponível na UFMA, pois disseram desconhecer tal serviço; falta maior empenho da universidade na diversificação, ampliação, oferta e divulgação dos serviços de atendimento ao discente. Portanto, é fundamental que a UFMA implemente e amplie políticas de acolhimento e atendimento ao aluno, atue na sua divulgação e incentive a comunidade acadêmica à criação e participação em clubes de leitura para auxiliar na solução de problemas psicossomáticos.
Descrição: ABSTRACT Investigate the aspects that influence the mental health and behavior of students of the Library Science Course at the Federal University of Maranhão, in the process of entering, staying and leaving Higher Education, and emphasize participation in reading clubs as a relevant action for prevention and treatment of psychosomatic illnesses in this public, constitutes the general objective of this research. In its structure, the study covers aspects related to the student's transition and familiarity with University Education, both on admission and on completion of the chosen course, and highlights the university's role in welcoming these students. It identifies, based on the literature, the risks of psychosomatic illnesses in academic life and which of them are more common among students, and shows the role of the University in the treatment of these diseases, reaffirming the contribution of book clubs in this process. The adopted methodology involves: bibliographic research; field research with the application of a mixed questionnaire to students of the 1st and 8th period of the Library Science Course/UFMA. The results obtained show that: the Librarianship student is mostly female, young (18 to 28 years old), single and resident of the metropolitan region of São Luís. Most of these students are doing internships or working and revealed that, when they entered the University, they felt pressure/discomfort both for passing the entrance exam and for permanence, and fulfillment of the criteria for completing the course. Regarding the academic experience and psychological problems related to emotions, the students revealed that they experienced/experience problems such as: anxiety, stress, depression, panic syndrome, caused by excessive pressure on family members and themselves, in addition to fear and insecurity. Also, they did not seek any help, inside and/or outside the University, mainly motivated by fear or shame. They also did not participate in book clubs to minimize, prevent, or cure the psychosomatic problems experienced. Even so, the students were unanimous in pointing out reading as an aid in the treatment and prevention of these diseases, and considering the book club as something important in this action. These data lead to the conclusion that: entering and staying at the University are stressful events that can trigger psycho-emotional illnesses in Librarianship students, who feel challenged by the new reality; these students do not usually resort to reading as an aid in solving their problems, much less the psychological support service available at UFMA, as they said they were unaware of such service; there is a lack of greater effort from the University in diversifying, expanding, offering and disseminating student care services. Therefore, it is essential that UFMA implement and expand policies to welcome and assist students, act in their dissemination and encourage the academic community to create and participate in book clubs to help solve psychosomatic problems.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6072
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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