Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6074
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dc.contributor.authorSANTOS, Joel Lucas de Jesus Pacheco-
dc.date.accessioned2023-02-03T13:57:20Z-
dc.date.available2023-02-03T13:57:20Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6074-
dc.description.abstractRESUMO Esta pesquisa tem por objetivo geral evidenciar os principais aspectos da cultura de ensino do handebol nas escolas brasileiras na última década (2012- 2022). De forma específica, buscou-se analisar a oferta da modalidade nas escolas ao longo do período estabelecido, além de caracterizar o ensino da prática da modalidade nas aulas de Educação Física das escolas. Para tanto, foi utilizada a metodologia de estudo revisão bibliográfica sistemática, que consiste na coleta, análise, síntese e avaliação de uma base teórica, utilizando métodos com rigor científico para compilação de dados e resultados. As principais ferramentas de pesquisa as bases de dados eletrônicos utilizadas foram: Biblioteca Eletrônica Científica Online (SCIELO), Portal da CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Google Acadêmico, assim como a busca manual em livros. Não houve limitação quanto ao idioma ou ano de publicação. Os resultados obtidos asseveram que a pedagogização do esporte através da Educação Física Escolar oportuniza crianças a moldarem sua estrutura social, cognitiva e física, iniciando e evoluindo a alfabetização motora que será importante por toda sua vida. Ao longo da pesquisa foi possível observar a importância da participação do professor devidamente munido de conhecimento no processo de inserção da prática esportiva no âmbito escolar, destacando um olhar especial para o handebol, como esporte coletivo que carrega consigo inúmeros benefícios além do seu amplo repertório de habilidades e movimentos.___ABSTRACT This research has the general objective of highlighting the main aspects of the handball teaching culture in Brazilian schools in the last decade (2012- 2022). Specifically, to analyze the offer of the modality in schools over the established period, in addition to characterizing the teaching of the modality in Physical Education classes at schools. For this, the systematic literature review study methodology was used, which consists of collecting, analyzing, synthesizing and evaluating a theoretical basis, using scientifically rigorous methods for compiling data and results. The main research tools used in the electronic databases were: Biblioteca Eletrônica Científica Online (SCIELO), Portal da CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Google Scholar, as well as manual book searching. There was no limitation regarding language or year of publication. The results obtained state that the pedagogization of sport through School Physical Education provides children with opportunities to shape their social, cognitive and physical structure, initiating and evolving motor literacy that will be important throughout their lives. Throughout the research, it was possible to observe the importance of the participation of the teacher, duly equipped with knowledge, in the process of insertion of sports practice in the school environment, highlighting a special look at handball, as a collective sport that carries with it countless benefits in addition to its wide repertoire of activities, skills and moves.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectcultura;pt_BR
dc.subjectesporte;pt_BR
dc.subjectensino;pt_BR
dc.subjectculture;pt_BR
dc.subjectsport;pt_BR
dc.subjectteaching.pt_BR
dc.titleCultura do handebol nas escolas brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeHandball culture in Brazilian schoolspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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