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dc.contributor.authorSOUSA, Raphaela da Silva-
dc.date.accessioned2023-02-07T12:17:42Z-
dc.date.accessioned2023-02-07T12:17:47Z-
dc.date.available2023-02-07T12:17:42Z-
dc.date.available2023-02-07T12:17:47Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6078-
dc.description.abstractRESUMO Este artigo trata-se de uma revisão narrativa e tem como objetivo discorrer sobre os conflitos existentes entre os conteúdos dança e capoeira (como uma manifestação de luta) e a religião de alunos adeptos ao cristianismo (especificamente alunos evangélicos), nas aulas de Educação Física (EF), incluindo o direito à liberdade religiosa nas aulas. Observou-se que os alunos evangélicos resistem em participar das aulas de dança e capoeira por questões religiosas. A dança os confronta quanto à exposição do corpo e a capoeira os confronta quanto à origem da luta e a ligação com religiões de matriz africana. Inferimos que é necessária a compreensão dos direitos dos alunos e o ensino ter um peso para o conhecimento cultural e não religioso. Liberdade Religiosa.__ABSTRACT This article is a narrative review and aims to discuss the existing conflicts between the contents of dance and capoeira (as a manifestation of struggle) and the religion of students who adhere to Christianity (specifically evangelical students), in Physical Education classes (EF), including the right to religious freedom in classes. It was observed that evangelical students resist participating in dance and capoeira classes for religious reasons. It was observed that evangelical students resist participating in dance and capoeira classes for religious reasons. It was observed that evangelical students resist participating in dance and capoeira classes for religious reasons.__RESUMEN Este artículo es una revisión narrativa y tiene como objetivo discutir los conflictos existentes entre los contenidos de danza y capoeira (como manifestación de lucha) y la religión de los estudiantes que se adhieren al cristianismo (específicamente estudiantes evangélicos), en clases de Educación Física (EF), incluido el derecho a la libertad religiosa en el aula. Se observó que los estudiantes evangélicos se resisten a participar en clases de danza y capoeira por motivos religiosos. La danza los confronta en cuanto a la exposición del cuerpo y la capoeira los confronta en cuanto al origen de la lucha y la conexión con las religiones de origen africano. Inferimos que es necesario comprender los derechos de los estudiantes y de la docencia para tener un peso por los saberes culturales y no religiosos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectreligião;pt_BR
dc.subjectespiritualidade;pt_BR
dc.subjectdança;pt_BR
dc.subjectcapoeira;pt_BR
dc.subjecteducação física escolar;pt_BR
dc.subjectreligion;pt_BR
dc.subjectspirituality;pt_BR
dc.subjectdance;pt_BR
dc.subjectcapoeira;pt_BR
dc.subjectschool physical education;pt_BR
dc.subjectreligious freedom;pt_BR
dc.subjectreligión;pt_BR
dc.subjectespiritualidad;pt_BR
dc.subjectdanza;pt_BR
dc.subjectcapoeira;pt_BR
dc.subjecteducación física escolar;pt_BR
dc.subjectlibertad religiosa.pt_BR
dc.titleLiberdade religiosa nas aulas de Educação Física: relações entre práticas corporais e direitos fundamentaispt_BR
dc.title.alternativeReligious freedom in Physical Education classes: relations between corporal practices and fundamental rightspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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