Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, Ana Leticia Furtado-
dc.date.accessioned2023-02-07T12:31:09Z-
dc.date.available2023-02-07T12:31:09Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6080-
dc.description.abstractRESUMO Este estudo teve como objetivo sistematizar estratégias de inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de Educação Física (EDF), conforme literatura específica. É caracterizado como uma pesquisa de revisão sistemática, cujos dados foram extraídos de 06 trabalhos científicos de Língua Portuguesa, oriundos do google acadêmico que atenderam aos objetivos desta revisão. Foram utilizados como critérios de seleção: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Educação Física Escolar e estratégias de inclusão. Constatou-se que ainda é escassa a produção científica na área, pois em alguns sites como: Scielo e Plataforma da UFMA não foram encontrados nenhum trabalho. Percebe-se que são variadas as estratégias utilizadas pelos docentes na inclusão do aluno Autista, como: a explicação curta e clara de como será realizada as atividades, fazer a demonstração antes das atividades serem realizadas, relembrar as orientações quando necessário, além disso, fazer um feedback positivo ao realizar as atividades e incentivar esses alunos. Estratégias essas que foram eficazes para a inclusão desses alunos com TEA nas aulas de Educação Física, tornando-se perceptível o desenvolvimento desses estudantes não só nas aulas mais em seu cotidiano.__ABSTRACT This study aimed to systematize inclusion strategies for students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Physical Education (PE) classes, according to specific literature. It is characterized as a systematic review research, whose data were extracted from 06 scientific papers in Portuguese language originating from google academic that met the objectives of this review. The following selection criteria were used: Autism Spectrum Disorder (ASD), School Physical Education and inclusion strategies. It was found that scientific production in the area is still scarce, as no work was found on some sites such as: Scielo and Plataforma da UFMA. It is noticed that there are several strategies used by the professors in the inclusion of the Autistic student, such as: the short and clear explanation of how the activities will be carried out, making the demonstration before the activities are carried out, reminding the guidelines when necessary, in addition, doing positive feedback when carrying out the activities and incentives for these students. Strategies that were effective for the inclusion of these students with ASD in Physical Education classes, making the development of these students noticeable not only in classes but in their daily lives.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecteducação física escolar;pt_BR
dc.subjectinclusão;pt_BR
dc.subjectTEA;pt_BR
dc.subjectestratégias de ensino;pt_BR
dc.subjectscool school physical education;pt_BR
dc.subjectinclusion;pt_BR
dc.subjectASD;pt_BR
dc.subjectteaching strategies.pt_BR
dc.titleInclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (tea) nas aulas de Educação Físicapt_BR
dc.title.alternativeInclusion of students with Autistic Spectrum Disorder (tea) in Physical Education classespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANALETICIAFURTADOSOUSA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso422,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.