Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6080
Título: | Inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (tea) nas aulas de Educação Física |
Título(s) alternativo(s): | Inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder (tea) in Physical Education classes |
Autor(es): | SOUSA, Ana Leticia Furtado |
Palavras-chave: | educação física escolar; inclusão; TEA; estratégias de ensino; scool school physical education; inclusion; ASD; teaching strategies. |
Data do documento: | 22-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Este estudo teve como objetivo sistematizar estratégias de inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de Educação Física (EDF), conforme literatura específica. É caracterizado como uma pesquisa de revisão sistemática, cujos dados foram extraídos de 06 trabalhos científicos de Língua Portuguesa, oriundos do google acadêmico que atenderam aos objetivos desta revisão. Foram utilizados como critérios de seleção: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Educação Física Escolar e estratégias de inclusão. Constatou-se que ainda é escassa a produção científica na área, pois em alguns sites como: Scielo e Plataforma da UFMA não foram encontrados nenhum trabalho. Percebe-se que são variadas as estratégias utilizadas pelos docentes na inclusão do aluno Autista, como: a explicação curta e clara de como será realizada as atividades, fazer a demonstração antes das atividades serem realizadas, relembrar as orientações quando necessário, além disso, fazer um feedback positivo ao realizar as atividades e incentivar esses alunos. Estratégias essas que foram eficazes para a inclusão desses alunos com TEA nas aulas de Educação Física, tornando-se perceptível o desenvolvimento desses estudantes não só nas aulas mais em seu cotidiano.__ABSTRACT This study aimed to systematize inclusion strategies for students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Physical Education (PE) classes, according to specific literature. It is characterized as a systematic review research, whose data were extracted from 06 scientific papers in Portuguese language originating from google academic that met the objectives of this review. The following selection criteria were used: Autism Spectrum Disorder (ASD), School Physical Education and inclusion strategies. It was found that scientific production in the area is still scarce, as no work was found on some sites such as: Scielo and Plataforma da UFMA. It is noticed that there are several strategies used by the professors in the inclusion of the Autistic student, such as: the short and clear explanation of how the activities will be carried out, making the demonstration before the activities are carried out, reminding the guidelines when necessary, in addition, doing positive feedback when carrying out the activities and incentives for these students. Strategies that were effective for the inclusion of these students with ASD in Physical Education classes, making the development of these students noticeable not only in classes but in their daily lives. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6080 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANALETICIAFURTADOSOUSA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 422,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.