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Título: Licenciatura interdisciplinar em estudos africanos e afro-brasileiros- LIESAFRO: um legado da política de ações afirmativas para acesso da população negra ao ensino superior no Brasil
Título(s) alternativo(s): Interdisciplinary degree in African and Afro-Brazilian studies - LIESAFRO: a legacy of affirmative action policy for access of the black population to higher education in Brazil
Autor(es): PINHEIRO, Marcia Cristina Nascimento
Palavras-chave: política de ações afirmativas;
ingresso no ensino superior;
desigualdades;
affirmative action policy;
entry into higher education;
inequalities.
Data do documento: 24-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Esta monografia visa discutir a política de ações afirmativas para o acesso da população negra ao ensino superior no Brasil por meio da análise da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros - LIESAFRO enquanto uma ação dessa política. Sua principal função é demonstrar que tal política é de fundamental importância e necessidade para a melhoria da qualidade de existência da população negra em nosso país, que historicamente foi excluída de todos os espaços, especialmente do educacional. A incansável luta do movimento negro e a Conferência de Durban fortaleceram a discussão de políticas públicas para a população negra, pois questões raciais, como as de desigualdades raciais e as propostas de combate ao racismo não tiveram prioridade nas agendas dos Presidentes da Republica deste país. Assim, a Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO), surgiu no ano 2015 para dar aplicação a Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de "história e cultura afro-brasileira" dentro das disciplinas que fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio é aqui entendida uma importante e necessária estratégia, fruto da luta do movimento negro, para incluir a população negra no sistema educacional, mas não se resumindo a isso, pois a LIESAFRO representa um importante instrumento de transformação da sociedade brasileira na medida em que oferece uma formação de professores voltada para a desconstrução do racismo e para a construção de uma sociedade democrática como esta pesquisa conclui. A pesquisa está ancorada em uma abordagem descritiva-analítica, análise quantitativa e qualitativa, com uso de pesquisa bibliográfica e documental, questionário e entrevista online, dados do Sistema Integrado de Informações da Universidade (STI) sobre o fluxo acadêmico do curso. Tem o objetivo de relacionar evidências empíricas e teorias na busca de interpretação do problema de pesquisa e concretização dos objetivos.__ABSTRACT This monograph aims to discuss the policy of affirmative action for the black population's access to higher education in Brazil through the analysis of the Interdisciplinary Degree in African and Afro-Brazilian Studies - LIESAFRO as an action of this policy. Its main function is to demonstrate that such a policy is of fundamental importance and necessity for improving the quality of existence of the black population in our country, which has historically been excluded from all spaces, especially educational. The relentless struggle of the black movement and the Durban Conference strengthened the discussion of public policies for the black population, as racial issues such as racial inequalities and proposals to combat racism did not have priority on the agendas of the Presidents of the Republic of this country. Thus, the Interdisciplinary Degree in African and Afro-Brazilian Studies (LIESAFRO), which emerged in 2015 to apply Law 10 639/2003, which establishes the mandatory teaching of "Afro-Brazilian history and culture" within the disciplines that are part of the curriculum of elementary and secondary education, an important and necessary strategy is understood here, as a result of the struggle of the black movement, to include the black population in the educational system, but not just that, because LIESAFRO. represents an important instrument for the transformation of Brazilian society as it offers teacher training aimed at deconstructing racism and building a democratic society as this research concludes. The research is anchored in a descriptive-analytical approach, quantitative and qualitative analysis, using bibliographical and documental research, questionnaire and online interview, data from the University Integrated Information System (STI) about the academic flow of the course. It aims to relate. empirical evidence and theories in the search for interpretation of the research problem and achievement of objectives.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6090
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