Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6091
Título: | Taekwondo na escola: proposições pedagógicas das Lutas nos anos inicias do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Taekwondo at school: pedagogical propositions of Fights in the early years of elementary school |
Autor(es): | LEAL, Paulo Victor Ramos |
Palavras-chave: | proposta; ensino fundamental; lutas; taekwondo; proposal; elementary school; fights; taekwondo. |
Data do documento: | 22-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O presente estudo objetivou apresentar uma proposta de intervenção pedagógica do conteúdo Lutas na escola, nos anos iniciais do ensino fundamental especificamente no contexto do Taekwondo, através de uma sequência didática para o nível de ensino supracitado. O estudo decorreu da escassez de material didático que possam nortear o ensino das Lutas nos anos inicias, em especial para o momento do Taekwondo. A pesquisa se caracteriza como pesquisa aplicada, qualitativa e exploratória, apresentando o problema de pesquisa, tendo como ponto de partida, a reflexão sobre o fenômeno das Lutas. analisamos metodologias e abordagens das Lutas para essa faixa etária, fizemos uma aproximação da modalidade Taekwondo para o contexto da escola e do nível de ensino a qual propomos a intervenção didático-pedagógica. Dessa forma construímos uma metodologia de ensino-aprendizagem (sequência didática) das Lutas através do Taekwondo, tendo como relevante os contextos das idades dos alunos, e do ambiente escolar. Dessa forma a sequência didática em quatro aulas, cada aula trabalhando os princípios e os fundamentos do Taekwondo A base teórica tem como interlocutores principais os seguintes autores: Antunes e Almeida (2016), Farias, Wiggers e Viana (2014), Farias e Wiggers (2019), Rufino e Darido (2013), Rufino e Darido (2015), Maldonado e Bocchini (2013) e Santos e Brandão (2019).___ABSTRACTS The present study aimed to present a proposal for a pedagogical intervention of the content Fights at school, in the early years of elementary school specifically in the context of Taekwondo, through a didactic sequence for the aforementioned level of education. The study was due to the scarcity of didactic material that can guide the teaching of Fights in the early years, especially for the moment of Taekwondo. The research is characterized as applied, qualitative and exploratory research, presenting the research problem, having as a starting point, the reflection on the phenomenon of Struggles. we analyzed methodologies and approaches of Fights for this age group, we approached the Taekwondo modality for the context of the school and the level of education which we propose the didactic-pedagogical intervention. In this way. we constructed a teaching-learning methodology (didactic sequence) of Fights through Taekwondo, having as relevant the contexts of the students' ages, and the school environment. In this way, the didactic sequence in four classes, each class working on the principles and fundamentals of Taekwondo. The theoretical basis has as main interlocutors the following authors: Antunes e Almeida (2016), Farias, Wiggers e Viana (2014), Farias e Wiggers (2019), Rufino e Darido (2013), Rufino e Darido (2015), Maldonado e Bocchini (2013) e Santos e Brandão (2019). |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6091 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PAULOVICTOR.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 863,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.