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Título: As estratégias comunicacionais radiofônicas em redes sociais: um estudo da interatividade das rádios comerciais em Açailândia
Título(s) alternativo(s): Radio communication strategies in social networks: a study of the interactivity of commercial radio stations in Açailândia
Autor(es): ARAUJO, Rafaete de
Palavras-chave: rádio;
rádio expandido;
redes sociais;
convergência radiofônica;
interatividade;
radio;
expanded radio;
social networks;
radiophonic convergence;
interactivity.
Data do documento: 13-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Entendendo a importância da re(configuração) e inserção nos meios disponíveis na internet, o rádio precisou criar uma nova linguagem com o uso das plataformas e dispositivos digitais para permancer fazendo sua históra. Assim, este trabalho tem como objetivo central analisar como as três rádios comerciais Rádio Marconi FM 101,9, Açai FM Sorriso 104,7 e Clube FM 98,1 de Açailândia utilizam as estratégias comunicacionais nas redes sociais Facebook e Instagram para que possibilitem uma interatividade maior com os ouvintes. Para isso, discorremos sobre convergência midiática radiofônica, rádio expandido, interação e interatividade do rádio, conceitos de redes sociais e reformulação da linguagem do rádio nas mídias digitais. Para tanto, aplicamos uma pesquisa exploratória-descritiva com utilização de métodos mistos, combinando levantamento bibliográfico (FONSECA, 2002), o estudo comparativo e análise das redes sociais (MARTINO, 2018) para explorar as postagens realizadas durante o mês de março de 2022 das redes sociais do Facebook e Instagram das emissoras Rádio Marconi FM 101,), Açai FM Sorriso 104,) e Clube FM 98,1, investigando os dados com bases nas categorias e subcategorias: Período (frequência, horário de publicação e dias das semana); Postagem ( tipo e conteúdos das postagens); e Interatividade, apontando números de curtidas, comentários, compartimentos e seguidores. A pesquisa propôs uma análise que possa contribuir para o estudo de rádio expandido e comprender o uso das ferramentas comunicacionais nas diversas plataformas e mídias digitais, em especial o Facebook e Instagram. Assim, foi possível perceber que a presença nas mídias e redes sociais não deve ser resumida apenas em ter um perfil nas plataformas, mas também produzir conteúdos e interações que não se distancie da programação do rádio.___ABSTACT Understanding the importance of re(configuration) and insertion in the media available on the internet, the radio needed to create a new language with the use of digital platforms and devices to keep making its history. Thus, this work has central objective to analyze how the three commercial radios Marconi FM 101.9, Açai FM Sorriso 104.7 and Clube FM 98.1 from Açailândia use communication strategies in the social networks Facebook and Instagram to enable a greater interactivity with listeners. For this, we discuss the of radio media convergence, expanded radio, radio interaction and interactivity, social networking concepts and reformulation of radio language in digital media. For that, we applied an exploratory-descriptive research using mixed methods, combining a bibliographical survey (FONSECA, 2002), the comparative study and analysis of social networks (MARTINO, 2018) to explore the posts made during the month of March 2022 on the Facebook and Instagram social networks of Marconi FM 101.9, Açai FM Sorriso 104.7 and Clube FM 98.1, investigating data based on categories and subcategories: Period (frequency, time of publication and days of the week);Post (type and content of posts); and Interactivity,pointing numbers of likes, comments, compartments and followers. The research proposes an analysis that can contribute to the study of expanded radio and to understand the use of communication tools on different platforms and digital media, especially Facebook and Instagram, pointing out numbers of likes, comments, compartments and followers. Thus, it was possible to perceive that the presence in the media and social networks should not be summarized only in having a profile on the platforms, but also to produce content and interactions that do not distance themselves from radio programming.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6128
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Imperatriz

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