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dc.contributor.authorSILVA, Tayssa Almeida da-
dc.date.accessioned2023-02-14T11:52:16Z-
dc.date.available2023-02-14T11:52:16Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6130-
dc.descriptionABSTRACT With the assertion of the health crisis that followed in March 2020, due to the transmission of the new coronavirus, numerous areas of society were affected as a consequence of the implementation of prevention measures that inserted, among them, social distancing. In the educational area it was no different. The social distance forced the closing of schools and universities all over the world, where the only possible option to continue with the school year was through remote classes via the Internet. This paper aims to analyze the main challenges reported by elementary school teachers in a private school in the city of Chapadinha-MA, in order to identify, from their reports in a form, the challenges imposed on their teaching practice and the experiences by adopting remote teaching. The analysis of the reports was done through the IRAMUTEQ software, which pointed out as the biggest challenges for teachers the complexity in dealing and creating methodologies that demand the use of digital technologies adapted to remote teaching, due to the lack of experience inherent to this platform and the limited access to the internet and digital devices. Despite the limitations, the teachers showed commitment to learn the proper use of the tools to promote the teaching-learning process, and to find strategies that facilitate the sharing of content at a distance.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Com a asserção da crise sanitária que sucedeu-se em março de 2020, devido a transmissão do novo coronavírus, inúmeras áreas da sociedade foram afetadas por consequência da implementação das medidas de prevenção que inseriram, entre elas, o distanciamento social. Na área educacional não foi diferente. O distanciamento social obrigou o fechamento de escolas e universidades em todo o mundo, onde a única opção possível de continuar com o ano letivo foi através de aulas remotas via Internet. O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios relatados por professores do ensino fundamental em uma escola de rede privada no município de Chapadinha-MA, de modo que identifique, a partir de seus relatos em um formulário, os enfrentamentos impostos à sua prática pedagógica e as experiências mediante a adoção do ensino remoto. As análises dos relatos foram feitas através do software IRAMUTEQ, que apontou como maiores desafios aos professores a complexidade em lidar e criar metodologias que demandam o uso das tecnologias digitais adaptado ao ensino remoto, devido à falta de experiência inerente a essa plataforma e o acesso limitado à internet e dispositivos digitais. Apesar das limitações, os professores se mostraram empenhados em aprender o uso adequado das ferramentas para promover o processo de ensino-aprendizagem, e encontrar estratégias que facilitem o compartilhamento dos conteúdos à distância.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectdocente;pt_BR
dc.subjecteducação;pt_BR
dc.subjectensino remoto;pt_BR
dc.subjectrecursos digitais.pt_BR
dc.subjectteacher;pt_BR
dc.subjecteducation;pt_BR
dc.subjectremote learning;pt_BR
dc.subjectdigital resources.pt_BR
dc.titleA educação na pandemia: relatos de professores sobre o processo de adequação ao ensino remoto emergencial no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeEducation in the pandemic: teachers' accounts of the process of adjusting to emergency remote education in elementary schoolpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

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