Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6137
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | QUEIROZ, Rita de Cássia Miranda de | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-14T12:11:25Z | - |
dc.date.available | 2023-02-14T12:11:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6137 | - |
dc.description | ABSTRACT: Inclusive education is a modality of basic education that must be offered free of charge by the regular school system, and must serve all students with disabilities. In this way, the work aimed to analyze the main obstacles to the construction of a more inclusive school environment and its possibilities experienced by teachers at the Centro De Ensino Dr° Paulo Ramos school in the municipality of Chapadinha-MA, taking into account the training teachers' initial training and continuing education. The methodology used for the research was the qualitative field, descriptive with the help of a questionnaire answered by twelve teachers of different disciplines of the morning and afternoon shifts. With the analysis of the data collected, the biggest challenges faced in the school are related to insecurity due to the lack of preparation from graduation to their continuing education, in addition to the lack of resources for improvements in the infrastructure of the school environment. The possibilities presented were through training of teachers in the area of inclusion, preparation of future teachers from graduation and investments by governments. In general, the school inclusion process walks in slow steps, it is necessary to invest time and resources so that inclusion is a reality at school. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: A Educação inclusiva é uma modalidade da educação básica que deve ser oferecida gratuitamente pela rede regular de ensino, devendo atender todos os educandos com deficiência. Dessa forma o trabalho teve como objetivo analisar os principais entraves para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e as suas possibilidades vivenciadas pelos professores da escola Centro De Ensino Dr° Paulo Ramos no município de Chapadinha MA, levando-se em consideração a formação inicial dos professores e a formação continuada. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a qualitativa de campo, descritiva com o auxílio de um questionário respondidos por doze professores de disciplinas distintas dos turnos matutino e vespertino. Com análise dos dados coletados os maiores desafios enfrentados na escola estão relacionados a insegurança pela falta de preparo da graduação até a formação continuada dos mesmos, além da falta de recursos para melhorias na infraestrutura do ambiente escolar. As possibilidades apresentadas se deram através de treinamento dos docentes na área da inclusão, preparação de futuros professores desde a graduação e investimentos por parte dos governos. De modo geral o processo de inclusão escolar caminha em passos lentos é necessário investir tempo e recursos para que a inclusão seja realidade na escola. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | educação inclusiva; | pt_BR |
dc.subject | formação do professor; | pt_BR |
dc.subject | capacidades. | pt_BR |
dc.subject | inclusive education; | pt_BR |
dc.subject | teacher training; | pt_BR |
dc.subject | capabilities. | pt_BR |
dc.title | Inclusão, desafios e possibilidades para a sua construção na escola | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusion, challenges and possibilities for its construction at school | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RITADECÁSSIAMIRANDADEQUEIROZ.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 575,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.