Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6144
Título: As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino-aprendizagem da Botânica na graduação em Ciências Biológicas
Título(s) alternativo(s): Digital information and communication technologies (TDICS) in the teaching-learning of Botany in undergraduate Biological Sciences
Autor(es): CUNHA, Francisco Ronald Rocha da
Palavras-chave: processo educacional;
pandemia;
ensino de Botânica;
educational process;
pandemic;
Botany teaching.
Data do documento: 16-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente estudo se caracteriza como um levantamento acerca das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação utilizadas nas aulas de botânica, como forma de propor melhorias e novas metodologias para esse processo de ensino aprendizagem. A pesquisa foi realizada no campus da Universidade Federal do Maranhão, no Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh), localizado no município de Chapadinha, no Maranhão. Para a obtenção dos dados foram aplicados questionários direcionados a professores da área de botânica e discentes dos cursos ofertados na instituição, via Google Forms, no ano de 2022. Constatou-se nesse estudo que durante a pandemia foi necessário utilizar as mais diversas maneiras a fim de manter o pleno funcionamento das aulas e efetivação do processo educacional. O estudo realizado apontou ainda que os professores que ensinam botânica foram adeptos das TDICs durante o período de pandemia e precisaram readaptar seu modo de ensino, utilizando principalmente Fóruns e chats em sistema digital da Universidade, lousa digital, celulares como microscópios e para uso do whatsapp, vídeos no Youtube, e aulas online realizadas via Google Meet. Dentro desse contexto, acredita-se que novos estudos a respeito da utilização de TDICs em aulas remotas podem contribuir para que ocorram mudanças significativas nos processos educacionais.__ABSTRACT The present study is characterized as a survey about the Digital Information and Communication Technologies used in botany classes, as a way of proposing improvements and new methodologies for this teaching-learning process. The research was carried out on a campus of the Federal University of Maranhão, at the Chapadinha Science Center (CCCh), located in the municipality of Chapadinha, Maranhão. In order to obtain the data, questionnaires were applied to professors in the field of botany and students of the courses offered at the institution, via Google Forms, in the year 2022. It was found in this study that during the pandemic it was necessary to use the most diverse ways to to maintain the full functioning of classes and effectiveness of the educational process. The study also pointed out that professors who teach botany were adherents of DICTs during the pandemic period and needed to readapt their way of teaching, using mainly Forums and chats in the University's digital system, digital whiteboard, cell phones as microscopes and for the use of whatsapp , videos on Youtube, and online classes held via Google Meet. Within this context, it is believed that further studies on the use of TDICs in remote classes can contribute to significant changes in educational processes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6144
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCORONALDROCHADACUNHA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso443,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.