Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6146
Título: Práticas pedagógicas em embriologia: o que uma revisão sistemática sobre as pesquisas em ensino revela?
Título(s) alternativo(s): Pedagogical practices in embryology: what does a systematic review of teaching research reveal?
Autor(es): SANTANA, Héllen Thays Bezerra
Palavras-chave: Biologia do desenvolvimento;
ensino;
metodologias;
developmental Biology,
teaching;
methodologies.
Data do documento: 21-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO As práticas pedagógicas que consideram as particularidades e contextos dos educandos nas aulas de embriologia são importantes para que os discentes compreendam o desenvolvimento do embrião ao feto e os termos técnicos de difícil assimilação. Nesse sentido, o desenvolvimento de materiais didático- pedagógicos para aulas práticas faz-se necessário para promover melhor qualidade de ensino desse conteúdo. O presente trabalho tratou de analisar sistematicamente e qualitativamente 25 artigos científicos publicados utilizando o Metabuscador Google Acadêmico e Portal de Periódicos da CAPES, sobre as práticas pedagógicas voltados para o ensino de embriologia publicados entre os anos de 2010 a 2022, por meio das palavras: “embriologia”, “biologia do desenvolvimento”, “desenvolvimento animal”, “ensino”. O material então foi sistematizado compreendendo três etapas: a organização do material, a codificação e categorização, e a inferência. O software IRAMUTEQ também foi utilizado para análise textual dos resumos contidos nos artigos. Os resultados obtidos evidenciaram que o Sudeste se destacou em relação às demais regiões com 7 trabalhos encontrados. As pesquisas realizadas envolviam os temas: desenvolvimento humano, embriologia comparada, livro didático, temas controversos, organogênese, desenvolvimento de peixes, desenvolvimento de mamíferos e gametogênese. A maior quantidade de publicações foi no ano de 2020, no contexto da pandemia do coronavírus que provocou grandes mudanças na forma de ensinar e aprender durante o ensino remoto emergencial exigindo adequação, tanto de estudantes, quanto dos docentes, à essa realidade imposta a todos. Os objetos de pesquisa na maioria dos artigos (6) foram a utilização dos modelos didáticos no ensino de embriologia. A análise textual dos resumos dos artigos realizada no IRAMUTEQ destacou a palavra “ensino”, pois apresentou maior frequência no corpus textual, uma vez que o foco dos trabalhos foi as metodologias ativas e as práticas de ensino de embriologia. A interação entre os discentes e os docentes aumentou com a elaboração e utilização de modelos didáticos, jogos e vídeos, promovendo o engajamento nas atividades em sala de aula, estimulando a autonomia na busca e ampliação dos conhecimentos.__ABSTRACT Pedagogical practices that consider the particularities and contexts of students in embryology classes are important for students to understand the development from embryo to fetus and the technical terms that are difficult to assimilate. In this sense, the development of didactic and pedagogical materials for practical classes is necessary to promote better quality of teaching of this content. This study aimed to systematically and qualitatively analyze 25 scientific articles published using the Metabus search engine Google Scholar and CAPES journal, on teaching practices for teaching embryology published between the years 2010 and 2022, through the words: "embryology", "developmental biology", "animal development", "teaching". The material was then systematized comprising three steps: the organization of the material, coding and categorization, and inference. The IRAMUTEQ software was also used for textual analysis of the abstracts contained in the articles. The results obtained showed that the Southeast region stood out in relation to the other regions, with 7 papers found. The researches involved the following themes: human development, comparative embryology, textbook, controversial themes, organogenesis, fish development, mammalian development and gametogenesis. The largest number of publications was in the year 2020, in the context of the coronavirus pandemic that caused great changes in the way of teaching and learning during the emergency remote teaching requiring adaptation, both of students and teachers, to this reality imposed on everyone. The objects of research in most of the articles (6) were the use of didactic models in teaching embryology. The textual analysis of the abstracts of the articles carried out in IRAMUTEQ highlighted the word "teaching", because it presented the highest frequency in the text corpus, since the focus of the papers was the active methodologies and practices in teaching embryology. The interaction between students and teachers increased with the development and use of teaching models, games and videos, promoting engagement in classroom activities, stimulating autonomy in the search for and expansion of knowledge.Developmental Biology, Teaching, Methodologies.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6146
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha
TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha
TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha
TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HÉLLENTHAYSBEZERRASANTANA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.