Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6147
Título: Análise das atividades pedagógicas desenvolvidas pelo PIBID Biologia durante o ensino remoto emergencial
Título(s) alternativo(s): Analysis of the pedagogical activities developed by PIBID Biology during emergency remote teaching
Autor(es): OLIVEIRA, Mayanne da Silva
Palavras-chave: ensino de biologia;
formação de professores.
metodologias.
PIBID.
teaching biology.
teachers’ formation.
methodologies;
PIBID.
Data do documento: 20-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Objetivou-se com este trabalho analisar as atividades pedagógicas desenvolvidas pelo grupo PIBID-Biologia da Universidade Federal do Maranhão de Chapadinha, durante o ensino remoto. O programa consiste em bolsistas e voluntários que trabalham com supervisores e coordenadores de área, com reuniões semanais para alinhar os planos de como seriam as abordagens em sala de aula durante o ensino remoto. A metodologia utilizada neste trabalho foi qualitativa e se apresenta como um estudo de caso para compreender a formação inicial de professores de biologia no município de Chapadinha-MA, no contexto da pandemia do COVID- 19. O estudo foi realizado com 17 alunos participantes do PIBID por meio da aplicação de um questionário contendo sete perguntas, além da análise do resumo de seus relatórios finais. As análises quantitativas foram realizadas no programa Microsoft Excel e as análises textuais dos resumos foram feitas utilizando o software IRAMuTeQ. Para as últimas três perguntas do questionário as análises foram relacionadas a partir dos saberes docentes, os saberes de formação profissional, saberes disciplinares, saberes curriculares e saberes experienciais os quais são necessários para a prática docente. Foi possível observar que foram utilizadas variadas ferramentas e recursos digitais nas atividades educativas, como o Powerpoint, Google Meet, mapas conceituais, jogos, entre outros. Os participantes do PIBID consideraram que o uso dessas metodologias durante a pandemia foi eficaz e possibilitou o desenvolvimento da aprendizagem sobre as TDICs. Além disso, as atividades remotas permitiram o desenvolvimento de criticidade, habilidade e inclusão de todos. Portanto, as experiências vivenciadas repercutiram na formação inicial dos professores, evidenciadas na mobilização dos saberes docentes e suas contribuições na construção da identidade profissional dos participantes do programa.
Descrição: ABSTRACT The objective of this work was to analyze the pedagogical activities developed by the PIBID- Biology group at the Federal University of Maranhão de Chapadinha, during remote teaching. The program consists of fellows and volunteers who work with supervisors and area coordinators, with weekly meetings to align plans for what classroom approaches would look like during remote teaching. The methodology used in this work was qualitative and is presented as a case study to understand the initial training of biology teachers in the municipality of Chapadinha-MA, in the context of the COVID-19 pandemic. The study was carried out with 17 students participating in PIBID through the application of a questionnaire containing seven questions, in addition to the analysis of the summary of their final reports. Quantitative analyzes were performed using Microsoft Excel and textual analyzes of abstracts were performed using the IRAMuTeQ software. For the last three questions of the questionnaire, the analyzes were related based on teaching knowledge, professional training knowledge, disciplinary knowledge, curricular knowledge and experiential knowledge, which are necessary for teaching practice. It was possible to observe that various tools and digital resources were used in educational activities, such as Powerpoint, Google Meet, conceptual maps, games, among others. PIBID participants considered that the use of these methodologies during the pandemic was effective and enabled the development of learning about DICTs. In addition, remote activities allowed the development of criticality, skill and inclusion of all. Therefore, the experiences had repercussions on the initial training of teachers, evidenced in the mobilization of teaching knowledge and their contributions to the construction of the professional identity of program participants.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6147
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

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