Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6150
Título: Percepçåo dos discentes do curso de Ciências Biológicas CCCh/UFMA sobre o estágio curricular em cenário da pandemia de covid-19
Título(s) alternativo(s): Perception of the students of the Biological Sciences course CCCh/UFMA about the curricular internship in the setting of the covid-19 pandemic
Autor(es): PAIVA, Maria Aparecida da Silva
Palavras-chave: estágio supervisionado;
formação docente;
pandemia.
supervised internship;
teacher training;
pandemic.
Data do documento: 19-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Durante a formação docente é necessário um conjunto de elementos educacionais que promovam a construção de saberes relacionados à docência, gerando competências, preceitos e ações que mesclam a teoria e a prática. Portanto, compreende-se, a realização do estágio supervisionado um momento de suma importância nesse processo educacional. O presente trabalho possui uma abordagem qualitativa com natureza descritiva, e teve como objetivo geral investigar o processo de formação educacional sobre o estágio curricular no Curso de Ciências Biológicas em meio ao contexto de covid-19. O trabalho foi desenvolvido com discentes estagiários que realizaram seus estágios em um momento atípico de pandemia. A coleta de dados foi realizada de forma online, onde foram utilizados questionários semiestruturados produzidos na plataforma google forms e para análise dos dados coletados foi usado a Análise de Conteúdo de Bardin 2011. Os resultados apontam que a realização do estágio supervisionado durante a pandemia foi um processo desafiador, mas cheio de aprendizados, pois mesmo com adversidades os discentes estagiários se reinventaram e descobriram recursos tecnológicos inovadores que irão contribuir de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem.
Descrição: ABSTRACT During teacher training, a set of educational elements is needed to promote the construction of knowledge related to teaching, generating skills, precepts and actions that mix theory and practice. Therefore, it is understandable that carrying out the supervised internship is a very important moment in this educational process. The present work has a qualitative approach with a descriptive nature, and its general objective was to investigate the process of educational training on the curricular internship in the Biological Sciences Course in the context of covid- 19. The work was developed with student interns who completed their internships in an atypical moment of a pandemic. Data collection was carried out online, using semi-structured questionnaires produced on the google forms platform and for analyzing the collected data, Bardin 2011 Content Analysis was used. The results indicate that carrying out the supervised internship during the pandemic was a challenging process, but full of learning, because even with adversities, trainee students reinvented themselves and discovered innovative technological resources that will significantly contribute to the teaching-learning process.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6150
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIAAPARECIDADASILVAPAIVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso705,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.