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http://hdl.handle.net/123456789/6180
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | MENDES, Kallyane Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T15:35:27Z | - |
dc.date.available | 2023-03-03T15:35:27Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6180 | - |
dc.description | Introduction: Educational actions in health are strategies that ensure the improvement of the knowledge of the individual and the collectivity for the maintenance or recovery of their health status, in which the organic, psychological, socioeconomic and spiritual factors are related. During prenatal care, these educational actions are intended to prevent, identify and/or correct fetal maternal complications, as well as instruct pregnant women about pregnancy, childbirth, puerperium and care for the newborn. Objective: Analyze the educational actions during prenatal care in Primary Health Care in São Luís-MA. Methodology: Descriptive study, of the quantitative type, carried out in three sanitary districts (Itaqui-Bacanga, Centro and Bequimão) of the municipality of São Luís-MA, from May 2017 to May 2018. A total of 113 pregnant women, aged 30 weeks or more, participated. Result and discussion: The study showed the importance of verifying educational actions during prenatal care, since pregnancy is a period of major modifications, where the pregnant woman needs support, appropriate guidance on self-care, care for the baby, in addition to clarifying doubts and desires, which can provide a higher quality of life for the mother and a healthy growth and development for the child. However, some educational actions were carried out less frequently, such as the guidelines on family planning (39%), mechanisms for relieving non-pharmacological pain (24%), strategies to accelerate labor (19%), on the return consultation (41%), how to take care of herself and her baby (46%), care for the umbilical stump (29%) and the vaccines that baby should take (39%). It was also found that (81%) pregnant women were not enrolled in groups of pregnant women in the Health Units or home visits. Final considerations: The sharing of information between users and health professionals, during educational activities, whether individual or in groups, provide a qualified prenatal care. It is expected to contribute to the improvement of the educational actions of health professionals, directed to pregnant women in basic health units, as well as contribute to the production of new knowledge about educational practices with pregnant women. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: As ações educativas em saúde são estratégias que garantem a melhoria do conhecimento do indivíduo e da coletividade para a manutenção ou recuperação do seu estado de saúde, no qual estão relacionados os fatores orgânicos, psicológicos, socioeconômicos e espirituais. Durante o pré-natal, essas ações educativas têm o propósito de prevenir, identificar e/ou corrigir as intercorrências maternas fetais, bem como instruir a gestante no que diz respeito à gravidez, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido. Objetivo: Analisar as ações educativas durante o pré-natal na Atenção Básica de Saúde em São Luís-MA. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo quantitativo, realizado em três distritos sanitários (Itaqui Bacanga, Centro e Bequimão) do município de São Luís-MA, no período de maio de 2017 a maio de 2018. Participaram 113 gestantes, com 30 semanas ou mais de gestação. Resultado e discussão: O estudo evidenciou a importância de verificar as ações educativas durante o pré-natal, visto que a gestação é um período de grandes modificações, onde a gestante necessita de apoio, suporte, orientações adequadas sobre autocuidado, os cuidados com o bebê, além do esclarecimento de dúvidas e anseios, o que poderá proporcionar maior qualidade de vida para a mãe e um crescimento e desenvolvimento saudável para a criança. No entanto, algumas ações educativas foram realizadas com menor frequência, como as orientações sobre o planejamento familiar (39%), mecanismos para alivio da dor não-farmacológicos (24%), estratégias para acelerar o trabalho de parto (19%), sobre a consulta de retorno (41%), como cuidar de si e do seu bebê (46%), os cuidados com o coto umbilical (29%) e as vacinas que o bebê deve tomar (39%). Verificou-se também, que (81%) das gestantes não foram inscritas em grupos de gestantes nas Unidades de Saúde ou em visitas domiciliares. Considerações finais: O compartilhamento de informações entre usuárias e profissionais de saúde, durantes as atividades educativas, sejam elas individuais ou em grupo, proporcionam um pré-natal qualificado. Espera-se contribuir para a melhoria das ações educativas dos profissionais da saúde, direcionadas às gestantes nas unidades básicas de saúde, assim como contribuir para a produção de novos conhecimentos sobre as práticas educativas com gestantes. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Pré-Natal; | pt_BR |
dc.subject | Ações educativas; | pt_BR |
dc.subject | Gestantes; | pt_BR |
dc.subject | Prenatal; | pt_BR |
dc.subject | Educational actions; | pt_BR |
dc.subject | Pregnant | pt_BR |
dc.title | AÇÕES EDUCATIVAS NO CONTEXTO DO PRÉ-NATAL DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE EM SÃO LUÍS - MA | pt_BR |
dc.title.alternative | EDUCATIONAL ACTIONS IN THE CONTEXT OF PRENATAL PRIMARY HEALTH CARE IN SÃO LUÍS - MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Enfermagem do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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