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http://hdl.handle.net/123456789/6191
Título: | O assédio moral e suas consequências na saúde e no trabalho do (a) professor (a) no ensino superior: revisão bibliográfica |
Título(s) alternativo(s): | Moral harassment and its consequences on the health and work of teachers in higher education: a bibliographical review |
Autor(es): | PEREIRA, Leila Andréa Brito |
Palavras-chave: | assédio moral; assédio organizacional; ensino superior; trabalho; professor (a); moral harassment; organizational harassment; university education; job; teacher. |
Data do documento: | 4-Ago-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O assédio moral é uma violência que perpassa os espaços relacionais de trabalho. O objetivo desta produção textual é promover uma reflexão teórica sobre o assédio moral e suas consequências na saúde e no trabalho do (a) professor (a) no ensino superior, a partir de uma revisão bibliográfica. Propõe-se, assim, primeiramente, investigar as situações de assédio moral vivenciadas pelo (a) professor (a) do ensino superior em seu ambiente de trabalho; identificar estratégias que possam mitigar os impactos na saúde e melhorar as relações de trabalho; e, por fim, compreender as consequências decorrentes do assédio moral para a saúde de docentes na educação superior. A partir desta revisão é possível depreender que o assédio moral é uma violência multideterminada, retroalimentada pelo contexto econômico atual. Esse panorama foi construído a partir de uma economia na qual os estímulos competitivos e a busca pelo sucesso e lucros organizacionais inflam os sentimentos de ansiedade, tristeza e angústia. A prevenção ao assédio moral apresenta-se como principal ferramenta de mudança dentro do mundo do trabalho, por meio da capacitação, sensibilização e desenvolvimento de trabalhadores e gestores, na busca de um ambiente organizacional mais humanizado e saudável.___ABSTRACT Moral harassment is a violence that permeates the relational spaces of work. The objective of this textual production is to promote a theoretical reflection on moral harassment and its consequences on the health and work of professors in higher education based on a literature review. Therefore, it is proposed to first investigate the situations of moral harassment experienced by higher education professors in their work environment; identify strategies that can mitigate health impacts and improve working relationships; and, finally, the consequences resulting from moral harassment for the health of this in higher education. From this review, it is clear to identify that moral harassment is a global violence, fed back by the economic context we live in. This panorama was built from an economy where competitive stimuli and the search for organizational success and profits inflate feelings of anxiety, sadness and anguish. The prevention of moral harassment presents itself as the main tool for change within the world of work, through training, awareness and development of an environment of organizational empowerment. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6191 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga |
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LEILAANDREABRITOPEREIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 507,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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