Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6194
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dc.contributor.authorLIMA, Valéria Assunção-
dc.date.accessioned2023-03-07T12:20:39Z-
dc.date.accessioned2023-03-07T12:20:44Z-
dc.date.available2023-03-07T12:20:39Z-
dc.date.available2023-03-07T12:20:44Z-
dc.date.issued2023-03-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6194-
dc.description.abstractRESUMO O presente estudo “Psicologia no Maranhão: o que dizer sobre a formação na UFMA?” teve por objetivo central investigar a formação em Psicologia ofertada pelo curso de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) a partir do seu Projeto Político Pedagógico (PPP), analisando as mudanças curriculares ocorridas com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). O percurso metodológico é de cunho bibliográfico e documental por tomar como base os diferentes projetos institucionais e estruturação curricular, as legislações e normas regulamentadoras da formação no Ensino Superior, assim como as DCN, documentos relevantes que auxiliaram a compreensão da constituição de um Projeto Político Pedagógico, bem como suas alterações para atender as demandas da formação em Psicologia. O objeto desse estudo foi o PPP aprovado em 2014 e implementado em 2015 na instituição pelo Departamento de Psicologia a partir das políticas curriculares nacionais e políticas internas da Instituição de Ensino Superior. O contexto de elaboração do PPP (2014) incluiu reflexões e discussões do corpo docente do Departamento de Psicologia e dos discentes ao longo de quase 20 anos, desde a idealização até a sua implantação. O PPP (2014) apresenta um a proposta para o processo de formação da psicóloga baseada nas DCN buscando atender demandas sociais contemporâneas e contemplando a ciência psicológica com suas várias bases teóricas, métodos e técnicas, além da diversidade de campos de atuação profissional. Dentre as principais mudanças destacam-se: A inserção de disciplinas contemplando novas áreas de atuação, a oferta dos Estágios Básicos, a inclusão de atividades acadêmicas complementares e ampliação de campos de pesquisa dentro da formação, entre outras, configuram novidades atrativas e proporcionalmente impactantes dentro do curso de Psicologia. O PPP (2014) já carece de mudanças considerando a dinamicidade tanto das demandas da sociedade como da Psicologia. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de um movimento permanente de discussão coletiva que congregue o maior número possível dos agentes envolvidos no processo de formação profissional, de forma a se manterem atentos à pluralidade dos fatores existentes que participam desse processo. Espera-se que esse estudo possa colaborar com novas reflexões críticas sobre as mudanças curriculares necessárias para a formação, em especial no curso da UFMA.___ABSTRACT The research “Graduation in Psychology in Maranhão: What to say about curriculum changes?” had as its main purpose to investigate the Pedagogical Political Project (PPP) of the Psychology course at the Federal University of Maranhão, analyzing the curricular changes that happened from the National Curriculum Guidelines (NCG) to answer the diversity of areas of activity in Psychology as well as the social demands. The methodological path is bibliographic and documentary, based on the different institutional and curricular structuring projects, the legislation and regulatory standards by college eduation, as well as the DCN, aiming at understand the changes for a new Political Pedagogical Project that would supply the demands of academic education in Psychology. This study intended to provide elements for a critical analysis of academic education in Psychology in Maranhão, seeking to collaborate with possible changes. With the analysis performed, it was possible to identify that the PPP of the Psychology course at UFMA was based on the national curriculum policies and internal policies of the IES. The discourse brought by the PPP (2014) expresses the considerations and reflections made by the faculty of the Department of Psychology through discussions held over nearly 20 years from the idea of this project to its implementation.The PPP (2014) brings a conception of what belongs to the psychologist's training process and seeks to respond to a contemporary demand for the approximation of psychological science with various theoretical bases, methods and techniques without appropriating or restricting to a basic theory in what it says. respect your construction. Considering the dynamism of the society and science, it is clear the need for a permanent movement of collective discussion that brings together the largest possible number of agents involved in the process, so that they remain attentive to the plurality of factors that concern the process of gratuation, an attitude that will greatly collaborate for qualitative changes to occur.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectPsicologia no Maranhão;pt_BR
dc.subjectformação da psicóloga;pt_BR
dc.subjectdiretrizes curriculares;pt_BR
dc.subjectPsychology in Maranhão;pt_BR
dc.subjectpsychologist education;pt_BR
dc.subjectcurricular guidelines.pt_BR
dc.titlePsicologia no Maranhão: o que dizer sobre a formação na UFMA?pt_BR
dc.title.alternativePsychology in Maranhão: what to say about training at UFMA?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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