Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6208
Título: | A IMPORTANCIA DA FORMAÇÃO E DA PRATICA DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
Título(s) alternativo(s): | THE IMPORTANCE OF TEACHING TRAINING AND PRACTICE IN THE TEACHING AND LEARNING PROCESS |
Autor(es): | VIEIRA, Gabriela Barbosa |
Palavras-chave: | Formação; Prática docente; Processo de ensino e aprendizagem Formation; Teaching practice; Teaching and learning process |
Data do documento: | 24-Mar-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho consistiu em analisar a importância da formação e da prática docente no processo de ensino e aprendizagem, evidenciando como essa formação profissional e prática docentes contribuem no desenvolvimento dos saberes para a melhoria da prática pedagógica dos profissionais da educação, visto que o professor assume essencial responsabilidade no cenário educacional e em razão disso, necessita passar por um processo de formação e qualificação constante, para adquirir conhecimentos básicos para a sua atuação no âmbito escolar. Embora essa responsabilidade devesse ser representada através da escola, de proporcionar a formação do aluno, não apenas para que ele consiga ler e escrever, mas também formá-lo como cidadão, para o convívio em sociedade, o professor necessita não somente de uma formação inicial de qualidade, permanecendo em constante aprendizagem por meio da formação continuada, mas é preciso muito mais, visto que a atividade docente requer além de elevada multiplicidade, uma atuação com determinada postura ativa perante o ato de ensinar e educar, principalmente diante da globalização e transformação que o mundo atual vem sofrendo nos últimos anos. Diante disso, para a construção e o desenvolvimento desta pesquisa, a metodologia utilizada se deu fundamentalmente por meio de levantamento bibliográfico, onde sua elaboração se constituiu a partir de material já publicado sobre o assunto. De acordo com a discussão estabelecida no decorrer do estudo, constatou-se que a formação e a prática docente são dois elementos essenciais e indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem, principalmente para se pensar em uma educação de qualidade no Brasil. Logo, observou-se que a atuação dos professores como agentes participantes e determinantes é fundamental na execução das políticas educacionais e na atuação estratégica no processo de ensino e aprendizagem. |
Descrição: | The objective of the present work was to analyze the importance of teacher training and practice in the teaching and learning process, showing how this professional training and teaching practice contribute to the development of knowledge to improve the pedagogical practice of education professionals, since the The teacher assumes essential responsibility in the educational scenario and as a result, he needs to go through a process of constant training and qualification, to acquire basic knowledge for his performance in the school environment. Although this responsibility should be represented through the school, to provide the student's training, not only so that he can read and write, but also to train him as a citizen, to live in society, the teacher needs not only initial training of quality, remaining in constant learning through continuous training, but much more is needed, since the teaching activity requires, in addition to high multiplicity, a performance with a certain active posture in the act of teaching and educating, especially in the face of globalization and transformation that the current world has been suffering for the past few years. Therefore, for the construction and development of this research, the methodology used was fundamentally through bibliographic survey, where its elaboration was constituted from material already published on the subject. According to the discussion established during the study, it was found that teacher training and practice are two essential and indispensable elements in the teaching and learning process, especially for thinking about quality education in Brazil, in accordance with the public guidelines that move the National Education Plan, for example, where it is necessary to expand access to education, improve the average schooling of the population, overcome the challenges related to the valorization of teachers, promote a more democratic and egalitarian education, among others. Therefore, it was observed that the performance of teachers as participating and determining agents is fundamental in the implementation of educational policies and in the strategic performance in the teaching and learning process. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6208 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GABRIELLA BARBOSAvec.pdf | TCC de Graduação | 16,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.