Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6211
Título: | Desafios do ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID-19 em uma escola de Ensino Médio em Grajaú – MA |
Título(s) alternativo(s): | Challenges of emergency remote teaching during the covid-19 pandemic in a high school in Grajaú – MA |
Autor(es): | MIRANDA, Myllena Oliveira |
Palavras-chave: | desafios educacionais; ensino remoto; pandemia. educational challenges; remote teaching; pandemic. |
Data do documento: | 20-Set-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O presente estudo tem como objetivo analisar os principais desafios resultantes da adoção do ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID-19 em uma escola de ensino médio em Grajaú – MA, considerando que em razão do isolamento social as escolas paralisaram as aulas presenciais e adotaram a estratégia de ensino remoto. Por meio de pesquisa bibliográfica – utilizando autores como LIMA; TUMBO, 2021; RICCI; VIEIRA, 2020; SILVA; SOUSA, 2020; PALÚ; SCHÜTZ; MAYER, 2020; BARRETO; ROCHA, 2020 e outros – e pesquisa de campo com estudo de caso na referida escola, foi possível constatar que essas novas formas de ensino provocaram muitas mudanças na própria educação, pois, como se tratava de medidas emergenciais, mesmo não tendo o objetivo de diferenciar muito dos encontros presenciais na escola, a suspensão das aulas presenciais e o uso das tecnologias surgiram como uma forma de reparação dos prejuízos à educação causados pela pandemia, mas também gerou novos desafios, sobretudo, para os professores. |
Descrição: | ABSTRACT The present study aims to analyze the main challenges resulting from the adoption of emergency remote teaching during the COVID-19 pandemic in a high school in Grajaú - MA, considering that due to social isolation, schools paralyzed face-to-face classes and adopted the remote teaching strategy. Through bibliographic research – using authors such as LIMA; TUMBO, 2021; RICI; VIEIRA, 2020; SILVA; SOUSA, 2020; PALÚ; SCHUTZ; MAYER, 2020; BARRETO; ROCHA, 2020 and others – and field research with a case study in that school, it was possible to verify that these new forms of teaching caused many changes in education itself, since, as it was an emergency measure, even though it was not intended to differentiate many of the face-to-face meetings at school, the suspension of face-to-face classes and the use of technologies emerged as a way of repairing the damage to education caused by the pandemic, but also created new challenges, especially for teachers. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6211 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MYLLENAOLIVEIRAMIRANDA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 491,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.