Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6214
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | COSTA, Andreleny Caldas | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-24T11:41:14Z | - |
dc.date.available | 2023-03-24T11:41:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-23 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6214 | - |
dc.description | ABSTRACT The evaluation of learning is one of the fundamental elements of the processes of knowledge construction, for the learning of chemistry content has equal importance. Research that aims to understand school evaluation of chemistry teaching and its challenges and its possibilities for learning. However, it sought to analyze the understandings of high school chemistry teachers about evaluation, types of evaluative instruments, methodologies applied during evaluation processes. It presents the difficulties and successes of teachers in the construction of evaluative instruments. The field research was carried out in a state school in the municipality of Magalhães de Almeida in the State of Maranhão. As a data collection instrument, we used a questionnaire with open questions applied to 5 (five) high school teachers. The data obtained verified that the evaluation prioritizes the construction of knowledge and is essential for diagnosis in the evaluation tests for teaching and learning practices. However, it concludes that the evaluation is always subject to constant changes, as well as the methodological practices of teachers also undergo modifications. Conclude that evaluation is a fundamental tool for teaching and learning processes. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO A avaliação da aprendizagem se constitui em um dos elementos primordiais para os processos de construção do conhecimento, para a aprendizagem dos conteúdos de Química tem importância igual. Pesquisa que tem como objetivo compreender a avaliação escolar no ensino de Química e os seus desafios e suas possibilidades para a aprendizagem. Contudo, buscou analisar as compreensões dos professores de Química do Ensino Médio sobre avaliação, tipos de instrumentos avaliativos, metodologias aplicadas durante os processos de avaliação. Apresenta as dificuldades e êxitos dos docentes na construção dos instrumentos avaliativos. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola estadual do município de Magalhães de Almeida no Estado do Maranhão. Como instrumento de coleta de dados utilizou um questionário com questões abertas aplicado a 5 (cinco) professores do ensino médio. Por meio dos dados obtidos verificou que a avaliação prioriza a construção do conhecimento e é essencial para o diagnóstico nos testes avaliativos para as práticas do ensino e da aprendizagem. Contudo, conclui que a avaliação está sempre sujeita a constantes modificações, bem como, as práticas metodológicas dos docentes passam também por modificações. Concluem que a avaliação é um instrumento fundamental para nos processos de ensino e da aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | ensino de química; | pt_BR |
dc.subject | avaliação da aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | instrumentos avaliativos. | pt_BR |
dc.subject | chemistry teaching; | pt_BR |
dc.subject | learning assessment; | pt_BR |
dc.subject | evaluative instruments. | pt_BR |
dc.title | A avaliação escolar no ensino de química: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.title.alternative | School assessment in the teaching of chemistry: challenges and possibilities | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANDRELENYCALDASCOSTA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 863,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.