Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, Andreleny Caldas-
dc.date.accessioned2023-03-24T11:41:14Z-
dc.date.available2023-03-24T11:41:14Z-
dc.date.issued2022-12-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6214-
dc.descriptionABSTRACT The evaluation of learning is one of the fundamental elements of the processes of knowledge construction, for the learning of chemistry content has equal importance. Research that aims to understand school evaluation of chemistry teaching and its challenges and its possibilities for learning. However, it sought to analyze the understandings of high school chemistry teachers about evaluation, types of evaluative instruments, methodologies applied during evaluation processes. It presents the difficulties and successes of teachers in the construction of evaluative instruments. The field research was carried out in a state school in the municipality of Magalhães de Almeida in the State of Maranhão. As a data collection instrument, we used a questionnaire with open questions applied to 5 (five) high school teachers. The data obtained verified that the evaluation prioritizes the construction of knowledge and is essential for diagnosis in the evaluation tests for teaching and learning practices. However, it concludes that the evaluation is always subject to constant changes, as well as the methodological practices of teachers also undergo modifications. Conclude that evaluation is a fundamental tool for teaching and learning processes.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO A avaliação da aprendizagem se constitui em um dos elementos primordiais para os processos de construção do conhecimento, para a aprendizagem dos conteúdos de Química tem importância igual. Pesquisa que tem como objetivo compreender a avaliação escolar no ensino de Química e os seus desafios e suas possibilidades para a aprendizagem. Contudo, buscou analisar as compreensões dos professores de Química do Ensino Médio sobre avaliação, tipos de instrumentos avaliativos, metodologias aplicadas durante os processos de avaliação. Apresenta as dificuldades e êxitos dos docentes na construção dos instrumentos avaliativos. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola estadual do município de Magalhães de Almeida no Estado do Maranhão. Como instrumento de coleta de dados utilizou um questionário com questões abertas aplicado a 5 (cinco) professores do ensino médio. Por meio dos dados obtidos verificou que a avaliação prioriza a construção do conhecimento e é essencial para o diagnóstico nos testes avaliativos para as práticas do ensino e da aprendizagem. Contudo, conclui que a avaliação está sempre sujeita a constantes modificações, bem como, as práticas metodológicas dos docentes passam também por modificações. Concluem que a avaliação é um instrumento fundamental para nos processos de ensino e da aprendizagem.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectensino de química;pt_BR
dc.subjectavaliação da aprendizagem;pt_BR
dc.subjectinstrumentos avaliativos.pt_BR
dc.subjectchemistry teaching;pt_BR
dc.subjectlearning assessment;pt_BR
dc.subjectevaluative instruments.pt_BR
dc.titleA avaliação escolar no ensino de química: desafios e possibilidadespt_BR
dc.title.alternativeSchool assessment in the teaching of chemistry: challenges and possibilitiespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRELENYCALDASCOSTA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso863,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.