Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorARAÚJO, Daniel da Silva-
dc.date.accessioned2023-03-24T11:45:37Z-
dc.date.available2023-03-24T11:45:37Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6215-
dc.descriptionABSTRACT The teaching of natural sciences is a challenge for teachers in the area, as traditional classes still persist as barriers in the teaching process, and consequently, in learning. Currently, there are several alternatives for science teachers to be able to develop teaching with active methodologies, instigating students' curiosity, leaving a mechanical expository class for more dynamic actions that involve the student for active participation. This research has as general objective: To analyze the teachers' perception about active methodology, in particular, regarding the use of educational games for the teaching of natural sciences. And in specifics: knowing the difficulties of teachers with the teaching of natural sciences; to understand the professor's perception about the teaching of natural sciences at the BNCC; to know the methods used by teachers in the teaching of natural sciences. To this end, there was an investigative research in three elementary schools in the final years of the municipality of Santa Quitéria - MA, with the target audience of science teachers, where a Google forms questionnaire was used, containing nine questions. With the accomplishment of this research, it was possible to collect data about the teachers' perception in relation to active methodologies in specific, the educational games, it was found that the teachers' perception is favorable to the use of these, despite the difficulties reported by the subjects, they make application of some active methodologies and have knowledge on this topic. In this way, the option for classes from the perspective of active methodologies favorably adds to the teaching-learning process of students, therefore, it is necessary to plan strategies aiming at the guidelines brought in the BNCC and according to the reality of the school environment so that significant results about the formation of active students in school and in society.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O ensino da disciplina ciências da natureza é um desafio para os professores da área, pois as aulas tradicionais ainda persistem como barreiras no processo de ensinar, e consequentemente, de aprender. Atualmente, há várias alternativas para que os professores de ciências consigam desenvolver o ensino com metodologias ativas, instigando a curiosidade dos alunos, saindo de uma aula mecânica expositiva para ações mais dinâmicas que envolva o aluno para uma participação ativa. Esta pesquisa tem como objetivo geral: Analisar a percepção dos professores sobre metodologia ativa, em particular, com relação a utilização de jogos educativos para o ensino de ciências da natureza. E em específicos: conhecer as dificuldades dos professores para com o ensino de ciências da natureza; entender a percepção do docente sobre o ensino de ciências da natureza na BNCC; saber os métodos utilizados pelos docentes no ensino de ciências da natureza. Para tal, houve uma pesquisa investigativa em três escolas do ensino fundamental anos finais do município de Santa Quitéria – MA, tendo como público-alvo os professores de ciências, onde foi utilizado um questionário do Google forms, contendo nove perguntas. Com a realização desta pesquisa, foi possível um levantamento de dados acerca da percepção dos professores em relação às metodologias ativas em específico, os jogos educativos, foi constatado que a percepção dos docentes é favorável a utilização destas, apesar das dificuldades relatadas pelos sujeitos, eles fazem aplicação de algumas metodologias ativas e possuem conhecimento sobre este tema. Desta maneira, a opção por aulas sob a perspectiva de metodologias ativas acrescenta favoravelmente o processo de ensino aprendizagem dos alunos, portanto, faz-se necessário o planejamento de estratégias visando as orientações trazidas na BNCC e de acordo com a realidade do ambiente escolar para que se tenha resultados significativos acerca da formação de alunos ativos na escola e na sociedade.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectensino de ciências;pt_BR
dc.subjectmetodologia ativa;pt_BR
dc.subjectjogo educativo.pt_BR
dc.subjectscience teaching;pt_BR
dc.subjectactive methodology;pt_BR
dc.subjecteducational game.pt_BR
dc.titleO ensino de ciências da natureza através da metodologia ativa no ensino fundamental: a percepção dos professores sobre os jogos educativospt_BR
dc.title.alternativeTeaching natural sciences through active methodology in elementary school: teachers' perception of educational gamespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELDASILVAARAÚJO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso562,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.