Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6216
Título: | Ensino de ciências e os desafios dos professores no pós-pandemia |
Título(s) alternativo(s): | Science teaching and the challenges of teachers in the post-pandemic |
Autor(es): | RODRIGUES, Eugênio Araújo |
Palavras-chave: | pós-pandemia; ensino; aprendizagem; ciências. Post-pandemic; teaching; learning; science. |
Data do documento: | 21-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O processo de ensino e aprendizagem, para ter êxito, necessita de uma comunhão de diversos fatores, dentre eles a realidade do estudante, do ambiente escolar e dos próprios esforços do professor. Com a pandemia da COVID-19, muitos foram os impactos no processo de ensino e aprendizagem. Isso refletiu bastante na sala de aula, fragilizando ainda mais o processo. Este trabalho busca apresentar reflexões sobre o ensino de ciências e os desafios que os educadores estão tendo após dois anos consecutivos de pandemia e aulas remotas na Escola Antônio Monteiro, em Santa Quitéria do Maranhão. Para alcançar o objetivo esse trabalhou buscou recolher situações experienciadas pelos professores em sala de aula, no que diz respeito ao ensino de ciências no período pós-pandemia e analisá-las de forma qualitativa.Com essa pesquisa, constatou-se a precariedade e fragilidade no processo de ensino e aprendizagem no ambiente de pesquisa, além de evidenciar uma enorme deficiência no que tange à aprendizagem dos estudantes. Osprofessores muito se esforçam, mas muitos são os empecilhos que dificultam o êxito do processo no pós COVID-19. |
Descrição: | ABSTRACT The teachingandlearningprocess, in tosucceed, requires a communionofseveralfactors, includingthe reality ofthestudent, theschoolenvironmentandtheteacher'sownefforts. Withthe COVID-19 pandemic, manyweretheimpactsontheteachingandlearningprocess. Thisreflected a lot in theclassroom, furtherweakeningtheprocess.Thispaperseekstopresentreflectionsontheteachingofscienceandthechallenges thateducators are havingaftertwoconsecutiveyearsofpandemicandremote classes atthe Antônio Monteiro School, in Santa Quitéria do Maranhão. Toachievetheobjective, thisstudysoughttocollectsituationsexperiencedbyteachers in theclassroom, withregardtotheteachingofsciences in the post-pandemicperiodandtoanalyzethemqualitatively.Withthisresearch, it wasverifiedtheprecariousnessandfragility in theteachingandlearningprocess in theresearchenvironment, besidesevidencing a huge deficiency in thestudents' learning. Teachers are very hard atwork, butthere are manyobstaclesthat make it difficult for theprocesstosucceed in the post-COVID-19 period. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6216 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EUGÊNIOARAÚJORODRIGUES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.