Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6216
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | RODRIGUES, Eugênio Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-24T11:51:52Z | - |
dc.date.available | 2023-03-24T11:51:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6216 | - |
dc.description | ABSTRACT The teachingandlearningprocess, in tosucceed, requires a communionofseveralfactors, includingthe reality ofthestudent, theschoolenvironmentandtheteacher'sownefforts. Withthe COVID-19 pandemic, manyweretheimpactsontheteachingandlearningprocess. Thisreflected a lot in theclassroom, furtherweakeningtheprocess.Thispaperseekstopresentreflectionsontheteachingofscienceandthechallenges thateducators are havingaftertwoconsecutiveyearsofpandemicandremote classes atthe Antônio Monteiro School, in Santa Quitéria do Maranhão. Toachievetheobjective, thisstudysoughttocollectsituationsexperiencedbyteachers in theclassroom, withregardtotheteachingofsciences in the post-pandemicperiodandtoanalyzethemqualitatively.Withthisresearch, it wasverifiedtheprecariousnessandfragility in theteachingandlearningprocess in theresearchenvironment, besidesevidencing a huge deficiency in thestudents' learning. Teachers are very hard atwork, butthere are manyobstaclesthat make it difficult for theprocesstosucceed in the post-COVID-19 period. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO O processo de ensino e aprendizagem, para ter êxito, necessita de uma comunhão de diversos fatores, dentre eles a realidade do estudante, do ambiente escolar e dos próprios esforços do professor. Com a pandemia da COVID-19, muitos foram os impactos no processo de ensino e aprendizagem. Isso refletiu bastante na sala de aula, fragilizando ainda mais o processo. Este trabalho busca apresentar reflexões sobre o ensino de ciências e os desafios que os educadores estão tendo após dois anos consecutivos de pandemia e aulas remotas na Escola Antônio Monteiro, em Santa Quitéria do Maranhão. Para alcançar o objetivo esse trabalhou buscou recolher situações experienciadas pelos professores em sala de aula, no que diz respeito ao ensino de ciências no período pós-pandemia e analisá-las de forma qualitativa.Com essa pesquisa, constatou-se a precariedade e fragilidade no processo de ensino e aprendizagem no ambiente de pesquisa, além de evidenciar uma enorme deficiência no que tange à aprendizagem dos estudantes. Osprofessores muito se esforçam, mas muitos são os empecilhos que dificultam o êxito do processo no pós COVID-19. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | pós-pandemia; | pt_BR |
dc.subject | ensino; | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | ciências. | pt_BR |
dc.subject | Post-pandemic; | pt_BR |
dc.subject | teaching; | pt_BR |
dc.subject | learning; | pt_BR |
dc.subject | science. | pt_BR |
dc.title | Ensino de ciências e os desafios dos professores no pós-pandemia | pt_BR |
dc.title.alternative | Science teaching and the challenges of teachers in the post-pandemic | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EUGÊNIOARAÚJORODRIGUES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.