Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6216
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRODRIGUES, Eugênio Araújo-
dc.date.accessioned2023-03-24T11:51:52Z-
dc.date.available2023-03-24T11:51:52Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6216-
dc.descriptionABSTRACT The teachingandlearningprocess, in tosucceed, requires a communionofseveralfactors, includingthe reality ofthestudent, theschoolenvironmentandtheteacher'sownefforts. Withthe COVID-19 pandemic, manyweretheimpactsontheteachingandlearningprocess. Thisreflected a lot in theclassroom, furtherweakeningtheprocess.Thispaperseekstopresentreflectionsontheteachingofscienceandthechallenges thateducators are havingaftertwoconsecutiveyearsofpandemicandremote classes atthe Antônio Monteiro School, in Santa Quitéria do Maranhão. Toachievetheobjective, thisstudysoughttocollectsituationsexperiencedbyteachers in theclassroom, withregardtotheteachingofsciences in the post-pandemicperiodandtoanalyzethemqualitatively.Withthisresearch, it wasverifiedtheprecariousnessandfragility in theteachingandlearningprocess in theresearchenvironment, besidesevidencing a huge deficiency in thestudents' learning. Teachers are very hard atwork, butthere are manyobstaclesthat make it difficult for theprocesstosucceed in the post-COVID-19 period.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O processo de ensino e aprendizagem, para ter êxito, necessita de uma comunhão de diversos fatores, dentre eles a realidade do estudante, do ambiente escolar e dos próprios esforços do professor. Com a pandemia da COVID-19, muitos foram os impactos no processo de ensino e aprendizagem. Isso refletiu bastante na sala de aula, fragilizando ainda mais o processo. Este trabalho busca apresentar reflexões sobre o ensino de ciências e os desafios que os educadores estão tendo após dois anos consecutivos de pandemia e aulas remotas na Escola Antônio Monteiro, em Santa Quitéria do Maranhão. Para alcançar o objetivo esse trabalhou buscou recolher situações experienciadas pelos professores em sala de aula, no que diz respeito ao ensino de ciências no período pós-pandemia e analisá-las de forma qualitativa.Com essa pesquisa, constatou-se a precariedade e fragilidade no processo de ensino e aprendizagem no ambiente de pesquisa, além de evidenciar uma enorme deficiência no que tange à aprendizagem dos estudantes. Osprofessores muito se esforçam, mas muitos são os empecilhos que dificultam o êxito do processo no pós COVID-19.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectpós-pandemia;pt_BR
dc.subjectensino;pt_BR
dc.subjectaprendizagem;pt_BR
dc.subjectciências.pt_BR
dc.subjectPost-pandemic;pt_BR
dc.subjectteaching;pt_BR
dc.subjectlearning;pt_BR
dc.subjectscience.pt_BR
dc.titleEnsino de ciências e os desafios dos professores no pós-pandemiapt_BR
dc.title.alternativeScience teaching and the challenges of teachers in the post-pandemicpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EUGÊNIOARAÚJORODRIGUES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.