Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6217
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Islane de Souza-
dc.date.accessioned2023-03-24T11:57:00Z-
dc.date.available2023-03-24T11:57:00Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6217-
dc.descriptionABSTRACT In the teaching of natural sciences, teachers usually tend to have difficulties in applying their practical classes, as schools generally do not provide conventional resources for this to occur. Alternative resources come to fill the lack that these conventional resources make, providing practical classes with more involvement, greater participation, attention and motivation of students and, consequently, making the class more dynamic and easier to understand. Based on this, the general objective of this work is to know the contributions of alternative resources in classes of acids and bases. The specific objectives are to know about alternative resources and their viability in natural science classes; to know the students' previous knowledge on the subject of acids and bases. Plan and teach two lessons on acids and bases, one without and one with alternative resources. Develop and apply an activity to understand the topic of acids and bases after class with and without alternative resources. The research was carried out with 32 students from the 9th year of elementary school at José Batista Vieira municipal school, classes A and B. The alternative resource used was a pH indicator with red cabbage juice. At the end of the classes, an activity was carried out on the subject. The data showed that classes without alternative resources have their importance within the classroom, however, with the use of alternative resources, it further optimizes teaching and learning, as it brings more motivation, arouses attention, curiosity, interest, and student participation, in addition to being a more dynamic and enjoyable way of learning.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO No ensino de ciências da natureza, normalmente os professores tendem a ter dificuldades em aplicar suas aulas práticas, pois as escolas geralmente não disponibilizam recursos convencionais para que isso ocorra. Os recursos alternativos vêm suprir a falta que esses recursos convencionais fazem, proporcionado às aulas práticas mais envolvimento, maior participação, atenção e motivação dos alunos e, consequentemente, tornando aula mais dinâmica e de fácil compreensão. Baseando nisso, o objetivo geral desse trabalho é conhecer as contribuições dos recursos alternativos nas aulas de ácidos e bases. Os objetivos específicos são: conhecer acerca dos recursos alternativos e sua viabilidade nas aulas de ciências da natureza; saber o conhecimento prévio dos alunos acerca do assunto ácidos e bases; planejar e ministrar duas aulas sobre ácidos e bases, uma sem e outra com recursos alternativos; elaborar e aplicar uma atividade de compreensão da temática ácidos e bases após aula sem e com recursos alternativos. A pesquisa foi desenvolvida com 32 alunos do 9o ano do ensino fundamental da escola municipal José Batista Vieira, turmas A e B. O recurso alternativo utilizado foi um indicador de pH com suco de repolho roxo. Ao final das aulas foi realizado uma atividade sobre o assunto. Os dados apontaram que as aulas sem recurso alternativo têm sua importância dentro da sala de aula, porém, com a utilização dos recursos alternativos otimiza ainda mais o ensino e a aprendizagem, pois traz mais motivação, desperta a atenção, a curiosidade, o interesse e a participação dos alunos, além de ser uma forma mais dinâmica e prazerosa de aprender.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectrecursos alternativos;pt_BR
dc.subjectácidos;pt_BR
dc.subjectbases.pt_BR
dc.subjectalternative resources;pt_BR
dc.subjectacids;pt_BR
dc.subjectbases.pt_BR
dc.titleAs contribuições dos recursos alternativos nas aulas de ácidos e bases em turma do 9° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe contributions of alternative resources in the classes of acids and bases in a 9th grade classpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISLANEDESOUZASILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso893,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.