Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6218
Título: Ressignificando as práticas docentes: os impasses no ensino de Ciências da Natureza em turmas da EJA no município de Santa Quitéria do Maranhão- MA
Título(s) alternativo(s): Re-signifying the teaching practices: the impasses in the teaching of Nature Sciences in EJA classes in the municipality of Santa Quitéria do Maranhão- MA
Autor(es): SILVA, Jouane de Maria
Palavras-chave: EJA;
Ensino de Ciências da Natureza;
práticas pedagógicas.
Science Teaching;
pedagogical practices.
Data do documento: 20-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Os desafios vivenciados pelos docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) são inúmeros, o que torna necessário um repensar de suas práticas docentes no contexto em que estão inseridos. O Ensino de Ciências da Natureza é visto como desafiador para os professores, tendo em vista que, estes precisam planejar propostas didáticas que compreendam as peculiaridades dos discentes nas turmas, buscando metodologias significativas que despertem nos alunos o interesse na disciplina. Esta pesquisa tem como objetivo analisar os desafios nas práticas pedagógicas no ensino de Ciências da Natureza nas turmas da EJA, Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa com caráter descritivo e exploratório. O estudo foi desenvolvido em duas escolas públicas de Santa Quitéria do (MA). Participaram da pesquisa 06 docentes que lecionam a disciplina de Ciências da Natureza na modalidade EJA, sendo a coleta de dados feita por meio de um questionário (via Google Forms), constituído por dez questões estruturadas. Após a análise dos dados constatou-se que as dificuldades nas práticas pedagógicas dos professores pesquisados estão relacionadas à falta de materiais específicos para a EJA e de uma formação específica para esta modalidade, o que em parte pode ser minimizada pela formação continuada pois o professor deve estar atualizando sempre seu currículo.
Descrição: ABSTRACT The challenges experienced by Youth and Adult Education (EJA) teachers are numerous, which makes it necessary to rethink their teaching practices in the context in which they are inserted. The Teaching of Natural Sciences is seen as a challenge for teachers, considering that they need to plan didactic proposals that understand the peculiarities of students in their classes, seeking meaningful methodologies that arouse interest in the discipline in students. This work aims to analyze the challenges in pedagogical practices in teaching Natural Sciences in EJA classes. This work consists of a qualitative research with a descriptive and exploratory character. The study was carried out in two public schools in Santa Quitéria do (MA). 06 professors who teach the discipline of Natural Sciences in the EJA modality participated in the research, with data collection being done through a questionnaire (via Google Forms), consisting of ten structured questions. After analyzing the data, it was found that the difficulties in the pedagogical practices of the researched teachers are related to the lack of specific materials for EJA and specific training for this modality, which in part can be minimized by continuing education, since the teacher must Always update your resume.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6218
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOUANEDEMARIASILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.