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dc.contributor.authorVERAS, Leia Dos Santos Brandão-
dc.date.accessioned2023-03-24T12:05:55Z-
dc.date.available2023-03-24T12:05:55Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6219-
dc.descriptionABSTRACT Levers and pulleys are simple machines that assist innumerous tasks, these machines are also addressed in Physics content in high school because of the comfort found in their use is related to physical phenomena. This paper aimed to highlight the teaching- learning of levers and pulleys from the perspective of the Meaningful Learning Theory in a didactic approach to teaching science by inquiry in the first year of high school. The study was developed from a qualitative methodology with the application of a didactic sequence based on three moments in a classroom in a state high school, in a first year class. The first moment probed the students' previous knowledge, in the second moment experimental activities on the studied theme were carried out, and in the third moment an evaluation was done. She observed that the students had not yet had contact with the subject studied nor with the approach used. In the results there were some difficulties in assessing performance after the application of the methodology, however, there was a significant improvement as the activities were carried out. The activities based on meaningful learning and inquiry-based science teaching allowed more autonomy for the students, and favored the teaching-learning process in several concepts related to levers and pulleys.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Alavancas e roldanas são máquinas simples que auxiliam inúmeras tarefas, essas máquinas também são abordadas nos conteúdos de Física do ensino médio em vista da comodidade encontrada em seu uso estar relacionada com fenômenos físicos. Este trabalho objetivou evidenciar o ensino-aprendizagem de alavancas e roldanas na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa em uma abordagem didática do ensino de Ciências por investigação no primeiro ano do Ensino Médio. O estudo foi desenvolvido a partir da metodologia qualitativa com aplicação de uma sequência didática baseada em três momentos em sala de aula numa escola estadual de Ensino Médio, em uma turma de primeiro ano. O primeiro momento sondou os conhecimentos prévios, no segundo momento foram realizadas atividades experimentais da temática estudada e no terceiro momento realizou-se uma avaliação. Observou que os alunos ainda não tinham tido contato nem com o assunto estudado e nem com a abordagem empregada. Nos resultados obteve algumas dificuldades na avaliação do desempenho após a aplicação da metodologia, no entanto, houve uma melhora significativa à medida que as atividades iam sendo realizadas. As atividades realizadas com base na aprendizagem significativa e no Ensino de Ciências por investigação possibilitaram mais autonomia para os alunos, bem como, favoreceu o processo ensino-aprendizagem em diversos conceitos relacionados a alavancas e roldanas.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectalavancas e roldanas;pt_BR
dc.subjectaprendizagem significativa;pt_BR
dc.subjectensino de Ciências por investigação;pt_BR
dc.subjectensino de Física.pt_BR
dc.subjectlevers and pulleys;pt_BR
dc.subjectmeaningful learning;pt_BR
dc.subjectinquiry-based science teaching;pt_BR
dc.subjectphysics teaching.pt_BR
dc.titleAlavancas e roldanas à luz da aprendizagem significativa e do ensino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.title.alternativeLevers and pulleys in the light of meaningful learning and inquiry-based science teachingpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

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