Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6221
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUZA, Maria Eduarda Santos-
dc.date.accessioned2023-03-24T12:16:22Z-
dc.date.available2023-03-24T12:16:22Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6221-
dc.descriptionABSTRACT This work was developed in the context of the Physics Research and Teaching Group (GPEF) of UFMA, Centro de Ciências de São Bernardo - MA, aiming to introduce experimental activities in a proposal for teaching Science and Technology (C & T) in the classroom, favoring the awakening to the science and its applications, within the theme of everyday technologies: Fiber optics. We observed that practically all of the schools in the region do not have physics didactic laboratories, so our work does not need a specific environment to be carried out, and can be done in the classroom. The general objective was to develop the general concepts of optical fiber with demonstration experiments in physics teaching, analyzing whether the students achieve better progress in their learning. The methodology was developed in three stages: the first was a bibliographical analysis of the university's collection, the second was the creation of didactic material that was used in the classroom, and the third was the field application. It was applied to high school students in the 3rd year "C", at the school C. E. Cônego Nestor Cunha, in the city of Santa Quitéria do Maranhão. The data obtained were through the application of a questionnaire with twelve closed questions on the Google Forms platform, which occurred in two applications, one at the beginning and another at the end of the research. And the results obtained with the use of the physics experimental kit, deducing that I heard a greater acceptance and improvement in learning by the students.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho foi desenvolvido no contexto do Grupo de Pesquisa e Ensino de Física (GPEF) da UFMA, Centro de Ciências de São Bernardo - MA, visando introduzir atividades experimentais numa proposta de ensino de Ciências e Tecnologia (C & T) em sala de aula, favorecendo o despertar para a ciência e suas aplicações, dentro do tema de tecnologias do cotidiano: Fibra óptica. Observamos que praticamente a totalidade das escolas da região não tem laboratórios didáticos de Física, sendo uma proposta que não necessitar de um ambiente próprio para serem realizadas, podendo ser efetuadas na própria sala de aula. Tendo como objetivo geral desenvolver os conceitos gerais da fibra óptica com demonstração de experimentos no ensino de física, analisando se os alunos alcançam um melhor progresso no aprendizado. A metodologia foi desenvolvida em três etapas, a primeira uma análise bibliográfica no acervo da universidade, a segunda foi à criação do material didático que foi utilizado em sala de aula e a terceira a aplicação de campo. Sendo aplicado para os alunos do ensino médio do 3o ano “C”, na escola C. E. Conego Nestor Cunha, na cidade de Santa Quitéria do Maranhão. Os dados obtidos foram através da aplicação de um questionário com doze perguntas fechadas na plataforma do Google Forms, onde ocorreu em duas aplicações, uma no inicio e outra no final da realização da pesquisa. E os resultados obtidos com a utilização do kit experimental de física, deduzindo que ouvi uma maior aceitação e melhoramento no aprendizado pelos estudantes.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectensino de física;pt_BR
dc.subjectsequência didática;pt_BR
dc.subjectexperimentos;pt_BR
dc.subjecttecnologias;pt_BR
dc.subjectaplicações.pt_BR
dc.subjectphysics teaching;pt_BR
dc.subjectteaching sequence;pt_BR
dc.subjectexperiments;pt_BR
dc.subjecttechnologies;pt_BR
dc.subjectapplications.pt_BR
dc.titleKit experimental de física - fibra óptica: construindo uma concepção física e tecnológicapt_BR
dc.title.alternativeExperimental physics kit - fiber optics: building a physical and technological conceptionpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIAEDUARDASANTOSSOUZA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.