Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6222
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Maria Lavínia Costa-
dc.date.accessioned2023-03-24T12:21:31Z-
dc.date.available2023-03-24T12:21:31Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6222-
dc.descriptionABSTRACT Humanity has continually made use of natural resources in an occasional way to address environmental problems. In this sense, environmental education (EE) has emerged as an essential tool to address these problems, promote discussion and discuss the preservation of the planet's sustainability. Thus, create so that environmental education is considered necessary so that environmental education is considered in schools that study the subject of continuing education as problems already considered problematic for schools that study structuring and the continuous environment. The methodology used was an analysis of two collections of the textbook (LD) final years of the discipline of natural science using the Bardin technique. Thus, the present research had the general objective of analyzing how environmental issues are dealt with in natural science textbooks used in a public school in the city of Luzilândia. The specific objectives identify the form of contents related to environmental education as the books approached daily, verify how the main subjects dealt with and their relationship with the student and identify how the images and textbooks in the textbooks and their articulation with the environmental themes. The interpretations were interpreted from the way of social content proposed by Bardin, and were considered as environmental problems of their social issues, and silencing as problems of their politicalpt_BR
dc.description.abstractRESUMO A humanidade, constantemente, tem feito uso dos recursos naturais de forma desenfreada ocasionando inúmeros problemas ambientais. Neste sentido, a educação ambiental (EA) surgiu como uma ferramenta essencial para tentar atenuar esses problemas, promovendo reflexões e discussões acerca da preservação do planeta, a sustentabilidade e a consciência ambiental. Assim, para criar sujeitos conscientes é necessário que a educação ambiental seja implementada nas escolas e na disciplina de ciências, para que os estudantes tenham contato continuo com essa problemática já que devido sua estrutura curricular as discussões estão fortemente voltadas para o meio ambiente. A metodologia utilizada foi a análise de duas coleções do livro didático (LD) dos anos finais da disciplina de ciências da natureza a partir da técnica de Bardin. Desse modo, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar como são trabalhadas as questões ambientais nos livros didáticos de ciências da natureza utilizados em uma escola pública da cidade de Luzilândia. E, como objetivos específicos identificar a forma como os conteúdos relacionados a educação ambiental são abordados pelos livros, verificar as principais temáticas tratadas e a sua relação ao cotidiano do estudante e identifica as imagens e as atividades presentes nos livros didáticos e a sua articulação com os temas ambientais. Os dados foram interpretados a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin, e constatou-se que ambas as coleções abordam, em sua maior parte, as problemáticas ambientais de maneira superficial, desconsiderando as questões sociais e silenciando as responsabilidades dos setores políticos e econômicos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecteducação ambiental;pt_BR
dc.subjectlivro didático;pt_BR
dc.subjectciências da natureza.pt_BR
dc.subjectenvironmental education;pt_BR
dc.subjecttextbook;pt_BR
dc.subjectnatural sciences.pt_BR
dc.titleO livro didático de ciências da natureza: um olhar sobre as questões ambientaispt_BR
dc.title.alternativeThe nature science textbook: a look at environmental issuespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIALAVÍNIACOSTASILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.