Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6223
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | BARBOSA, Natasha Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-24T12:36:06Z | - |
dc.date.available | 2023-03-24T12:36:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6223 | - |
dc.description | ABSTRACT Scientific literacy is an urgent need for teachers and students, as it allows them to have a critical view of issues involving science, technology and society, enabling better decisionmaking based on scientific evidence. The general objective of this work is to identify teachers in the teaching of natural sciences from the perspective of scientific literacy in the early years of elementary school and as specific objectives, To know the teachers' conception of scientific literacy; Know the pedagogical strategies used in the teaching of natural sciences; Investigate about the initial and continuing education of teachers from the perspective of literacy; To know the difficulties of teachers in teaching natural sciences in the early years of elementary school. This research was developed from a qualitative approach, whose instrument used was a structured interview with eight questions directed to six teachers of the initial years of elementary school in the municipal public school of São Bernardo (MA). The research found that the greatest difficulties faced by teachers in the teaching of natural Science from the perspective of literacy in the early years of elementary school were: the lack of teaching resources and the complexity of the discipline and terminology used. It was evidenced that all teachers prioritize the discipline of Portuguese and mathematics in their classes, leaving the others in the background, although they recognize the importance of the natural sciences component, most participants still do not know how to clearly evidence the term scientific literacy, but they have tried to understand it and walk in a path of continuous formation. The promotion of scientific literacy in the early years of elementary school is important for teachers and students, and the sooner the student appropriates scientific concepts and uses them in their social practices, the more we will advance in the formation of scientifically literate subjects. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO O letramento científico constitui uma necessidade urgente para docentes e estudantes, pois, permite que estes tenham uma visão crítica acerca das questões que envolve a ciência, a tecnologia e a sociedade, possibilitando tomadas de decisões mais acertadas e que se baseiam em evidências científicas. Este trabalho tem como objetivo geral Identificar os desafios docentes no ensino de ciências da natureza na perspectiva do letramento científico nos anos iniciais do fundamental e como objetivos específicos, saber a concepção dos docentes acerca do letramento científico; conhecer as estratégias pedagógicas utilizadas no ensino de ciências da natureza; investigar acerca da formação inicial e continuada do docente na perspectiva do letramento; conhecer as dificuldades dos docentes no ensino das ciências da natureza nos anos iniciais do fundamental. Esta pesquisa se desenvolveu a partir de uma abordagem qualitativa, cujo instrumento utilizado foi uma entrevista estruturada com oito perguntas direcionadas a seis professores dos anos iniciais do fundamental da escola pública municipal de São Bernardo (MA). A pesquisa constatou que as maiores dificuldades dos professores no ensino de ciências da natureza na perspectiva do letramento nos anos iniciais do fundamental foram: a falta de recursos didáticos e a complexidade da disciplina e das terminologias utilizadas. Foi evidenciado que todos os professores priorizam a disciplina de língua portuguesa e a matemática em suas aulas, deixando as demais em segundo plano, embora reconheçam a importância do componente ciências da natureza, a maioria dos participantes ainda não sabe evidenciar de forma clara o termo letramento científico, mas, têm procurado entendê-lo e caminhar em uma trajetória de contínua formação. A promoção do letramento científico nos anos iniciais do fundamental é importante para professores e alunos, e, quanto mais cedo o estudante se apropriar dos conceitos científicos e os utilizar em suas práticas sociais, mais caminharemos na formação de sujeitos letrados cientificamente. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | letramento científico; | pt_BR |
dc.subject | ciências da natureza; | pt_BR |
dc.subject | ensino fundamental. | pt_BR |
dc.subject | scientific literacy; | pt_BR |
dc.subject | natural sciences; | pt_BR |
dc.subject | elementary School. | pt_BR |
dc.title | Letramento científico nos anos iniciais do fundamental: desafios docentes no ensino de Ciências da Natureza | pt_BR |
dc.title.alternative | Scientific literacy in the early years of elementary school: teaching challenges in the teaching of Natural Sciences | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NATASHASILVABARBOSA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 980,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.