Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, Rosilania Fontinele de-
dc.date.accessioned2023-03-24T12:43:57Z-
dc.date.available2023-03-24T12:43:57Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6224-
dc.descriptionABSTRACT One of the main challenges of science teaching in public schools is to make scientific knowledge attractive and accessible, within the perspective of literacy, that is, favoring the formation of critical students, participative in the problems of the community, positioning themselves and making decisions in the light of science and, mainly, using scientific knowledge in social practices. The general objective of the research was to know the perception of teachers in the final years of elementary school about scientific literacy. And the specific objectives were to know what strategies teachers use to implement scientific literacy in their classes; investigate whether nature science classes from the final years of elementary school cover the perspective of scientific literacy; develop activities on the subjects related to the observed classes that are available in the school's collection and that help students in the development of scientific literacy. The methodology used was a structured interview applied to four teachers who teach nature sciences, in a school of the municipal public education network, located in the city of Santa Quitéria do Maranhão, in addition to the use of the technique of non-participant observation and the construction of a proposal containing three activities from the perspective of scientific literacy. The results showed that, in general, teachers know the concept of scientific literacy, although this is not the only condition for teaching classes that favors the training of literate students. It is urgent to develop a teaching that has as a principle scientific literacy, allowing teachers and students to actively participate in society, making decisions based on scientific evidence.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Um dos principais desafios do ensino de ciências nas escolas públicas é tornar o conhecimento científico algo atrativo e acessível, dentro da perspectiva do letramento, ou seja, favorecendo a formação de estudantes críticos, participativos nos problemas da comunidade, se posicionando e tomando decisões a luz da ciência e, principalmente, utilizando o conhecimento científico nas práticas sociais. O objetivo geral da pesquisa foi conhecer a percepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre letramento científico. E os objetivos específicos foram conhecer quais estratégias os professores usam para implementar o letramento científico em suas aulas; investigar se as aulas de ciências da natureza dos anos finais do ensino fundamental abrangem a perspectiva do letramento científico; desenvolver atividades sobre os assuntos referentes as aulas observadas que fiquem disponíveis no acervo da escola e que ajudem os alunos no desenvolvimento do letramento científico. A metodologia utilizada foi uma entrevista estruturada aplicada a quatro professores que lecionam ciências da natureza, em uma escola da rede de ensino pública municipal, localizada na cidade de Santa Quitéria do Maranhão, além da utilização da técnica da observação não-participante e a construção de uma proposta contendo três atividades na perspectiva do letramento científico. Os resultados demonstraram que de maneira geral, os professores conhecem o conceito de letramento científico, embora isso não seja a única condição de ministração de aulas que favoreça a formação de estudantes letrados. Considera-se urgente a necessidade de se desenvolver um ensino que tenha como princípio o letramento científico, permitindo que professores e estudantes participem ativamente da sociedade, tomando decisões a partir de evidências científicas.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectensino;pt_BR
dc.subjectciências da natureza;pt_BR
dc.subjectletramento científico.pt_BR
dc.subjectteaching;pt_BR
dc.subjectnature sciences;pt_BR
dc.subjectscientific literacy.pt_BR
dc.titleLetramento científico: um olhar sobre as aulas de ciências da natureza dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeScientific literacy: a look at nature science classes in the final years of elementary schoolpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSILANIAFONTINELEDESOUSA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.