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http://hdl.handle.net/123456789/6225
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SOUSA, Samuel | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-24T12:57:25Z | - |
dc.date.available | 2023-03-24T12:57:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6225 | - |
dc.description | ABSTRACT Having more quality in initial and continuing training implies educational strategies that allow us to see the impact on teaching and learning. So that school inclusion can happen, it is necessary that all students, including autistic students, can participate in the construction of knowledge in different areas; in this sense, teacher training can be a support to the teacher. This research aimed to general objective, to analyze teacher training and the preparation of natural science teachers for the inclusion of students with autism. The specific objectives were to know the different conceptions of autism, as well as the historicity; to identify whether during the training of the natural science teacher there was a theoretical-methodological contribution regarding the teaching of students with disabilities, in particular, with autism; to know the methodology and resources used in the teaching of natural sciences; Knowing the teachers’ perception about school inclusion. The work had as methodology the qualitative research in which for data collection was used as a research instrument a questionnaire that was available via the Google Forms containing 15 questions directed to 6 teachers who teach natural sciences in elementary school final years in three public schools from Magalhães de Almeida-MA. Based on the results obtained, we observed that it is essential for the school to offer space for the continuing education of teachers, since it provides a theoretical- methodological contribution to the school inclusion of students with autism. The research found that challenges in the teaching of natural sciences persist, since teaching aimed at autistic students requires rethinking ways that serve these students so that there is learning, development and inclusion. It is concluded that school inclusion requires more quality teacher training in order to succeed in teaching and learning. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Ter mais qualidade na formação inicial e continuada implica em estratégias educacionais que permitam ver os reflexos no ensino e aprendizagem. Para que a inclusão escolar possa acontecer é preciso que todos os estudantes, inclusive os alunos autistas possam participar da construção do conhecimento nas diferentes áreas, neste sentido, a formação docente pode ser um apoio ao professor. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a formação docente e o preparo dos professores de ciências da natureza para a inclusão dos alunos com autismo. Os objetivos específicos foram conhecer as diversas concepções de autismo, bem como a historicidade; identificar se durante a formação do professor de ciências da natureza houve aporte teórico-metodológico quanto ao ensino de alunos com deficiências, em particular, com autismo; conhecer a metodologia e recursos utilizados no ensino das ciências da natureza; Saber a percepção dos professores acerca da inclusão escolar. O trabalho teve como metodologia a pesquisa qualitativa em que para coleta de dados utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário que foi disponibilizado via plataforma Google Forms contendo 15 perguntas direcionadas a 6 professores que lecionam a disciplina ciências da natureza no ensino fundamental anos finais em três escolas públicas do município de Magalhães de Almeida-MA. Pelos resultados obtidos observou-se que é indispensável que a escola ofereça espaço para formação continuada de professores uma vez que oportuniza um aporte teórico- metodológico para inclusão escolar do estudante com autismo. A pesquisa constatou que os desafios no ensino de ciências da natureza persistem, uma vez que para o ensino voltado para os alunos autistas requer repensar formas que atendam esses alunos para que haja aprendizagem, desenvolvimento e inclusão. Conclui-se que a inclusão escolar exige formação de professores com mais qualidade a fim de obter êxito no ensino e na aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Formação docente; | pt_BR |
dc.subject | inclusão; | pt_BR |
dc.subject | autismo; | pt_BR |
dc.subject | ciências da natureza. | pt_BR |
dc.subject | Teacher training; | pt_BR |
dc.subject | inclusion; | pt_BR |
dc.subject | autism; | pt_BR |
dc.subject | natural sciences. | pt_BR |
dc.title | Formação docente e a inclusão de alunos autistas na disciplina de ciências natureza | pt_BR |
dc.title.alternative | Teacher training and the inclusion of autistic students in the discipline of natural sciences | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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SAMUELSOUSA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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