Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6227
Título: Formação continuada de professores de ciências da natureza na perspectiva do letramento científico
Título(s) alternativo(s): Ongoing training of natural sciences teachers from the perspective of scientific literacy
Autor(es): CONCEIÇÃO, Tainara Santos
Palavras-chave: formação continuada;
professores de ciências da natureza;
letramento científico.
continuing education;
natural science teachers;
scientific literacy.
Data do documento: 26-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O ensino de Ciências da Natureza cada vez mais se torna necessário para a compreensão dos fenômenos naturais. Portanto é de suma importância a formação continuada de professores da área, pois é importante que estejam alinhados a essas mudanças possibilitando, assim, aos alunos a terem maior capacidade de relacionar com as práticas sociais os conteúdos de Ciência da Natureza na perspectiva do letramento científico, visando à compreensão sobre o processo de ensino aprendizagem, visto que, o ensino de ciências tem como objetivo letrar cientificamente os indivíduos no âmbito da escola e fora dela. O estudo tem como objetivo identificar e compreender a importância de se conhecer o campo do Letramento Científico e a sua inserção nas propostas de formação continuada de professores para o ensino de ciências. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa bibliográfica quando fez estudos de produções na área e, realizou também uma pesquisa de campo que teve como participantes 8 professores de Ciências da Natureza da rede municipal de Santa Quitéria Maranhão, para obtenção dos dados utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas. Os resultados obtidos pela pesquisa permitiram concluir que o ensino de Ciências da Natureza torna-se possível e necessária como abordagem em problemas sociais sendo assim de grande importância o desenvolvimento do letramento cientifico nas aulas de Ciências para uma identificação e compreensão, e posteriormente apontamento de soluções de problemas vivenciados em meio a sociedade.
Descrição: ABSTRACT The teaching of Natural Sciences is becoming more and more necessary for the understanding of natural phenomena. Therefore, the continuing education of teachers in the area is of paramount importance, as it is important that they are aligned with these changes, thus enabling students to have a greater capacity to relate Nature Science content to social practices from the perspective of scientific literacy, aiming to understand the teaching-learning process, since science teaching aims to scientifically literate individuals within the school and outside it. The study aims to identify and understand the importance of knowing the field of Scientific Literacy and its inclusion in proposals for continuing education of teachers for science teaching. In this way, a qualitative approach research was carried out through a bibliographical research when he made studies of productions in the area and, also carried out a field research that had as participants 8 teachers of Nature Sciences of the municipal network of Santa Quitéria Maranhão, to Data collection used a questionnaire with open questions as a data collection instrument. The results obtained during the study served to improve knowledge regarding the understanding of the theme itself.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6227
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAINARASANTOSCONCEIÇÃO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso497,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.