Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6228
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Thaynara de Lima dos-
dc.date.accessioned2023-03-27T17:14:06Z-
dc.date.available2023-03-27T17:14:06Z-
dc.date.issued2022-12-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6228-
dc.descriptionABSTRACT The use of software and/or applications as a methodological tool in teaching chemistry is a possibility for teachers to develop their classes in a way that students benefit from the process. With the development of Information and Communication Technologies (ICTs) the use of technological resources such as computers and mobile devices has become increasingly evident, thus using these means as tools allied to the teaching process has become inevitable, as they bring new perspectives and strategies. Bibliographical research, during the study, an analysis was carried out in works, through a bibliographical survey concentrated in the Google Scholar database, the most relevant scientific works that address the subject in question were analyzed, for the purpose of building this research, which has the general objective of identifying the potential of educational software as a pedagogical resource for chemistry classes. It notes that chemistry, like other areas of knowledge, lacks more assertive methodological instruments in order for learning to occur more effectively. It concludes that the softwares are tools that work as potentiators for the teaching of chemistry because they stimulate the development of logical reasoning and, consequently, the development of students' autonomy.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O uso de software e/ou aplicativos como ferramenta metodológica no ensino de química é uma possibilidade para professores desenvolverem suas aulas de forma que os alunos sejam os beneficiados no processo. Com o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) o uso de recursos tecnológicos como computadores e dispositivos móveis se tornou cada vez mais evidente, dessa maneira utilizar esses meios como ferramentas aliadas ao processo de ensino tornou-se inevitável, pois, trazem novas perspectivas e estratégias. Pesquisa do tipo bibliográfica, durante o estudo realizou-se uma análise em obras, através de um levantamento bibliográfico concentrado na base de dados Google Acadêmico, foram analisados trabalhos científicos mais relevantes que abordam a temática em questão, para fins de construção desta pesquisa, que tem como objetivo geral identificar a potencialidade dos softwares educacionais como recurso pedagógico para as aulas de química. Constata que a química assim como outras áreas do conhecimento carece de instrumentos metodológicos mais assertivos no intuito que a aprendizagem ocorra de forma mais eficaz. Conclui-se que os softwares são ferramentas que funcionam como potencializadores para o ensino de química, pois estimulam o desenvolvimento do raciocínio lógico e consequentemente o desenvolvimento da autonomia dos alunos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectsoftware e/ou aplicativos;pt_BR
dc.subjectrecurso metodológico;pt_BR
dc.subjectensino de química.pt_BR
dc.subjectsoftware and/or applications;pt_BR
dc.subjectmethodological resource;pt_BR
dc.subjectchemistry teaching.pt_BR
dc.titleA utilização de software e/ou aplicativos como ferramenta metodológica no ensino de químicapt_BR
dc.title.alternativeThe use of software and/or applications as a methodological tool in teaching chemistrypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAYNARADELIMADOSSANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso839,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.