Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6229
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorROCHA, Verônica Maria Cardozo Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-03-27T17:19:54Z-
dc.date.available2023-03-27T17:19:54Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6229-
dc.descriptionABSTRACT: The present work is proposed through investigative teaching as a strategy based on experimentation for teaching and learning of concepts related to technological applications of photovoltaic solar energy for electricity generation, since the teachers present difficulties allusive to practical activities regarding the investigative approach. However, the goal is to apply teaching strategies to assist in physics classes and facilitate the learning process of physical concepts related to solar energy by students, relating theory and practice with the help of experimentation in an investigative way. In addition to promoting the students' awareness of the importance of the use of solar energy. The research was conducted in the public school network located in the city of São Bernardo- Maranhão, with students from the 9th grade class of elementary school, being carried out in two stages: first, a brief contextualization will be conducted to stimulate the students' prior knowledge of the subject matter, after, through experimentation with low-cost materials and a technological application, several questions will be asked to assist in building the knowledge of students, and that lead to the theory-practice contact, aiming at a meaningful learning in the light of Vergnaud's conceptual fields. The results achieved through the application of the methodology, coupled with a qualiquantitative research through records of images, observation on the experimental activities performed and data collection through questionnaires on the subject, allowed a greater involvement of students in building their own knowledge aspect applied to scientific knowledge and conceptual understanding about solar energy.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O presente trabalho se propõe por meio do ensino investigativo como uma estratégia baseada na experimentação para o ensino e aprendizagens de conceitos relacionados a aplicações tecnológicas da energia solar fotovoltaica para geração de eletricidade, visto que os docentes apresentam dificuldades alusivas a atividades práticas referentes à abordagem de cunho investigativo. Contudo, o objetivo é aplicar estratégias de ensino para auxiliar nas aulas de física e facilitar o processo de aprendizagem dos conceitos físicos relacionados à energia solar, por parte dos alunos, relacionando teoria e prática com o auxílio da experimentação de forma investigativa. Além de promover a conscientização dos alunos a respeito da importância da utilização de energia solar. A pesquisa foi realizada na rede de escola pública situada no município de São Bernardo- Maranhão, com alunos da turma do 9° ano do ensino fundamental, sendo realizada em duas etapas: primeiramente será conduzido um breve contextualização para estimular o conhecimento prévio dos alunos diante da temática abordada, após, através de experimentação com materiais de baixo custo e uma aplicação tecnológica, será feito vários questionamentos que auxilie na construção do conhecimento dos discentes, e que os levem o contato teoria-prática, visando uma aprendizagem significativa à Luz dos campos conceituais de Vergnaud. Os resultados alcançados por meio da aplicação da metodologia, somada a uma pesquisa qualiquantitativa através de registros de imagens, observação sobre as atividades experimentais realizadas e coleta de dados por meio de questionários sobre o tema, possibilitaram um maior envolvimento dos alunos na construção de seu próprio conhecimento aspecto aplicado ao conhecimento científico e compreensão conceitual sobre energia solar.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectenergia solar;pt_BR
dc.subjecttecnologias;pt_BR
dc.subjectexperimentação;pt_BR
dc.subjectensino investigativo;pt_BR
dc.subjectaprendizagem significativa.pt_BR
dc.subjectsolar energy;pt_BR
dc.subjecttechnologies;pt_BR
dc.subjectexperimentation;pt_BR
dc.subjectinvestigative teaching;pt_BR
dc.subjectmeaningful learning.pt_BR
dc.titleUma proposta de ensino de ciência e tecnologia no ensino fundamental: desmistificando a “energia solar”pt_BR
dc.title.alternativeA proposal for teaching science and technology in elementary school: demystifying "solar energypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERÔNICAMARIACARDOZOGONÇALVESROCHA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.