Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6231
Título: As representações sociais da violência na escola: diálogos com professores e alunos em uma escola de Grajaú – MA
Título(s) alternativo(s): Social representations of violence at school: dialogues with teachers and students at a school in Grajaú - MA
Autor(es): SOLIDADE, Elizamar Sales da
Palavras-chave: representações sociais;
violência escolar;
alunos;
professores;
social representations;
school violence;
students;
teachers.
Data do documento: 17-Mar-2023
Editor: Universidade Fedeal do Maranhão
Resumo: RESUMO A violência nas escolas é um problema recorrente e crescente no cenário educacional brasileiro e é reflexo da falência do sistema, da falta de investimentos governamental, das condições precárias de trabalho como falta de professores na rede pública, da pouca presença de psicopedagogo e pouca participação dos pais na vida escolar dos filhos, assim como também se constitui como um problema estrutural e social, resultado da própria história da humanidade, sendo a violência em si um problema historicamente inerente ao homem. Desse modo, o presente trabalho possui como objetivo identificar as Representações Sociais da violência em uma escola do ensino médio no município de Grajaú, Maranhão. Como metodologia, utilizou-se pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, realizada em uma escola estadual do ensino médio, localizada no município de Grajaú – MA, tendo o questionário como instrumento de coleta de dados. Com base nas informações obtidas e na discussão estabelecida ao longo do texto sobre a teoria das Representações Sociais de Sérgio Moscovicci, constatou-se uma predominância da violência verbal nas escolas, tanto em situações de violência entre os alunos, quanto entre alunos e professores. Além disso, observou-se também, a partir da coleta de dados, uma compreensão majoritária de que uma das razões pelas quais essa violência escolar existe é o fato de a escola ser o espaço onde as diferenças se encontram, pela percepção, principalmente dos estudantes entrevistados, de que cada um tem uma criação diferente, onde uns sabem dialogar e outros não, e de que apesar de ser bom ter a convivência com diferentes tipos de pessoas, podem ocorrer discordâncias, levando assim à ocorrência de violência na escola, tanto verbal, quanto física.__ABSTRACT Violence in schools is a recurring and growing problem in the Brazilian educational scenario and is a reflection of the failure of the system, the lack of government investment, precarious working conditions such as a lack of teachers in the public network, the low presence of educational psychologists and little participation of students. parents in their children's school life, as well as constituting a structural and cultural problem, a result of the history of humanity itself, with violence itself a problem historically inherent to man. Thus, the present work aims to identify and systematize the Social Representations of violence in a high school in the municipality of Grajaú, Maranhão. As a methodology, bibliographic research and field research were used, carried out in a state high school, located in the municipality of Grajaú - MA, with the questionnaire as a data collection instrument. Based on the information obtained and the discussion established throughout the text, a predominance of verbal violence was found in schools, both in situations of violence between students and between students and teachers. In addition, it was also observed, from the data collection, a majority understanding that one of the reasons why this school violence exists is the fact that the school is the space where the differences are found, by the perception, mainly of the students. interviewees, that each one has a different upbringing, where some know how to dialogue and others do not, and that although it is good to live with different types of people, disagreements can occur, thus leading to the occurrence of violence at school, both verbal and physical.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6231
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

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