Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6233
Título: | MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: relato de experiência sobre o trabalho com gêneros digitais |
Título(s) alternativo(s): | MULTILITERIA IN PORTUGUESE LANGUAGE CLASSES: report of experience on working with digital genres |
Autor(es): | GARCEZ, Mariane Gomes |
Palavras-chave: | Multiletramentos; letramento literário; gênero música; gênero poemas visuais/virtuais Multiliteracies; literary literacy; music genre; genre visual/virtual poems |
Data do documento: | 30-Jan-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo investigar como o ensino dos gêneros música e poemas visuais/virtuais contribui com o processo de multiletramentos dos alunos da Educação Básica. Considerando que o letramento literário, assim como os multiletramentos são fatores imprescindíveis para a formação de alunos-leitores críticos e éticos, faz-se necessária a implementação do ensino literário desde os primeiros anos de escolarização, pois assim o aluno durante toda sua formação escolar conhecerá a importância do texto literário em sua vida. Conforme Cosson (2009) o letramento literário faz com que o aluno tenha domínio das práticas de leituras dos textos literários, garantindo que o aluno-leitor consiga estabelecer sentido ao que lê, associando à realidade social. O texto literário tem o poder de associar a realidade ao imaginário. A questão problema surgiu a partir da necessidade de saber como os gêneros música e poemas visuais/virtuais podem contribuir com a aprendizagem dos alunos, visto o contexto de pandemia da Covid-19 que possibilitou novas formas de trabalhar estes gêneros na modalidade digital. Dessa forma, a questão a ser respondida com a pesquisa é: “Como os gêneros música e poemas visuais/virtuais contribuem para o processo de multiletramentos dos alunos da educação básica?”. Como desdobramento do objetivo geral, temos: (1) analisar estratégias de leitura e de escrita dos gêneros música e poemas visuais para o letramento literário e digital dos alunos da Educação Básica; (2) analisar a constituição de sentidos nos gêneros música e poemas visuais a partir de elementos multissemióticos; e (3) investigar a percepção dos professores da Educação Básica acerca do ensino de gêneros digitais. Esta pesquisa é fruto de um projeto de extensão, tendo como plano de trabalho, gêneros digitais e letramento literário. Para coletar os dados da pesquisa nos inserimos na escola de educação básica Monsenhor Maurício Laurent, situada na cidade de São Bernardo – MA, e aplicamos oficinas com os gêneros música e poemas/ visuais virtuais nas turmas de 9º anos do Ensino Fundamental II. Como aporte teórico da pesquisa, utilizamos Bakhtin (2016); Cosson (2009, 2017, 2020); Candido (2011); Rojo (2019); dentre outros autores. Como resultados, destacamos a importância do ensino de gêneros da esfera literária na educação básica, a partir de estratégias que desenvolvam o letramento literário e digital. Destacamos também a importância de estratégias de leitura e escrita do texto literário que contemplem o poder humanizador da literatura. |
Descrição: | This research aims to investigate how the teaching of music and visual/virtual poems contributes to the multiliteracy process of Basic Education students. Considering that literary literacy, as well as multiliteracies, are essential factors for the formation of critical and ethical student-readers, it is necessary to implement literary teaching from the first years of schooling, because in this way the student will know the importance of the literary text in his life. According to Cosson (2009) literary literacy makes the student master the practices of reading literary texts, ensuring that the student-reader is able to make sense of what he reads, associating it with social reality. The literary text has the power to associate reality with the imaginary. The problem question arose from the need to know how the genres music and visual/virtual poems can contribute to student learning, given the context of the Covid-19 pandemic that enabled new ways of working these genres in the digital modality. Thus, the question to be answered with the research is: “How do music and visual/virtual poems contribute to the multiliteracy process of basic education students?”. As a result of the general objective, we have: (1) to analyze reading and writing strategies of the genres music and visual poems for the literary and digital literacy of Basic Education students; (2) to analyze the constitution of meanings in the genres of music and visual poems based on multisemiotic elements; and (3) investigate the perception of Basic Education teachers about the teaching of digital genres. This research is the result of an extension project, having digital genres and literary literacy as a work plan. To collect the research data we entered the basic education school Monsignor Maurício Laurent, located in the city of São Bernardo - MA, and applied workshops with the genres music and poems / visuals virtual in the classes of 9th grade of Elementary School II. As a theoretical contribution to the research, we used Bakhtin (2016); Cosson (2009, 2017, 2020); Candido (2011); Rojo (2019); among other authors. As a result, we highlight the importance of teaching literary genres in basic education, based on strategies that develop literary and digital literacy. We also highlight the importance of strategies for reading and writing the literary text that contemplate the humanizing power of literature. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6233 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIANE_GOMES_GARCEZvec.pdf | TCC de Graduação | 34,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.