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Título: MEMES NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: Uma leitura dialógica e multissemiótica
Título(s) alternativo(s): MEMES IN MOTHER TONGUE TEACHING: A DIALOGICAL AND MULTISEMIOTIC READING
Autor(es): LOPES, Carlene Silva
Palavras-chave: Ensino;
Memes;
Dialogismo;
Múltiplas Semioses
Teaching;
Memes;
Dialogism;
Multiple semioses
Data do documento: 24-Jan-2023
Editor: UFMA
Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar o funcionamento social do gênero meme em seus aspectos dialógicos e multissemióticos, discutindo possíveis estratégias e contribuições desse gênero para o ensino na Educação Básica, para formação crítica e ética dos leitores. Pensando nos aspectos dialógicos, multissemióticos e cômicos do meme, podemos considerá-lo um gênero que proporciona além do engajamento em atividades de leitura e escrita, uma maior interatividade social, dessa forma, entendemos que o meme tem muito a contribuir com as práticas de ensino e nos questionamos: como o funcionamento social do gênero meme em seus aspectos dialógicos e multissemióticos pode ser adotado como estratégias de ensino de leitura e de escrita na Educação Básica? A partir do objetivo geral, apresentado desenvolvemos os seguintes objetivos específicos: 1) investigar relações dialógicas e multissemióticas na construção dos sentidos no gênero meme; 2) relatar experiências vivenciadas com o gênero meme como ferramenta para o desenvolvimento da leitura e escrita em ambientes digitais no Ensino Básico;3) elaborar uma sequência didática, tendo o gênero meme como objeto de ensino. Os memes analisados foram retirados do Instagram e twitter, por serem redes sociais onde a maioria dos jovens passam mais tempo, e por apresentarem uma ampla diversidade de páginas dedicadas aos memes, algumas das que usamos foram: Aodamidia, Esquerdei 2022 e Desargumentação. A pesquisa configura-se ainda como um relato de experiência acerca da aplicação de uma oficina com gênero meme ocorrida em turmas de 3º ano do ensino médio regular, na cidade de Milagres do Maranhão. Para fundamentação teórica, utilizamos: Bakhtin (2016) com seus estudos sobre gêneros discursivos e dialogismo; Barros (2005) com discussões a respeito das relações dialógicas; Cani (2019) que trata da multimodalidade e sentidos presentes no meme; Marcuschi (2010) que apresenta características dos gêneros emergentes das novas tecnologias; Martino (2014) que trata da comunicação e as mídias digitais; Zacharias (2016) ao comentar sobre as novas formas de ler e escrever no espaço digital. Como resultados alcançados, destacamos a possibilidade de estratégias de leitura voltadas para aspectos multissemióticos e dialógicos, bem como para a percepção do humor e da crítica, constitutiva desse gênero. Destacamos a relevância desse gênero, enquanto objeto de ensino na Educação Básica, para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita, crítica e ética, de gêneros digitais.
Descrição: The research has as objective analyze the social functioning of the meme genre in its dialogical and multisemiotic aspects, discussing possible strategies and contributions of this genre to teaching in basic education, for the critical and ethical formation from the readers. Thinking about the dialogical, multisemiotic and comic aspects of the meme, we can consider it a genre that provides, in addition to engaging in reading and writing activities, an greater social interactivity, in this way, we understand that the meme has a lot to contribute to teaching practices and we ask questioned: how can the social functioning of the meme genre in its dialogical and multisemiotic aspects be adopted as strategies for teaching reading and writing in Basic Education? From the general objective presented, we developed the following specific objectives: 1) to analyze dialogical and multisemiotic relations in the construction of meanings in the meme genre; 2) to report experiences with the meme genre as a tool for the development of reading and writing in digital environments in basic education; 3) to elaborate a didactic sequence, having the meme genre as a teaching object. The analyzed memes will be taken from Instagram and Twitter, as they are social networks where most young people spend more time, and because they present an great diversity of dedicated pagesto memes, some of which we will use are: aodamidia , esquerdei 2022 , disargumentation. For theoretical foundation, we used: Bakhtin (2016) with his studies on discursive genres and dialogism; Barros (2005) with discussions about dialogical relationships; Cani (2019) which deals with multimodality and the meanings present in the meme; Marcuschi (2010) who presents characteristics of emerging genres of new technologies; Martino (2014) who deals with communication and digital media; Zacharias (2016) when commenting on the new ways of reading and writing in the digital space. As results achieved, we highlight the possibility of reading strategies focused on multisemiotic and dialogical aspects, as well as on the perception of humor and criticism, constitutive of this genre. We highlight the relevance of this genre as a teaching object in Basic Education, for the development of reading and writing skills, criticism and ethics, of digital genres.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6234
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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