Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6236
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dc.contributor.authorSILVA, Rafaela Freitas-
dc.date.accessioned2023-04-03T17:51:36Z-
dc.date.available2023-04-03T17:51:36Z-
dc.date.issued2023-01-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6236-
dc.descriptionThis research aims to analyze the relationship between scientific dissemination and literature as a dialogical activity that reflects and refracts the world, an utterance crossed by voices, among which, the voice of scientific knowledge is represented from forms of discourse quoted and discuss how the relationship between science communication and literature as a dialogical activity can contribute to the formation of critical and reflective readers in the school space. Scientific dissemination is an activity whose purpose is to disseminate scientific knowledge that is produced within scientific communities to the lay public who are not familiar with science. This activity involves a plural set of texts, in which different resources and techniques are mobilized for the publication and dissemination of scientific information. In this way, different means are used to bring scientific knowledge to the general public, such as magazines, newspapers, social networks and also literary narratives, since literature has long given voice to the feelings generated by scientific discoveries, in addition to expressing the ideas and positions around the very idea of science. In this sense, to reflect on the formation of more critical and reflective readers based on the dissemination of science through literary texts is to think that literature allows the construction of science between the lines, since there are literary works in which concepts and processes of science maintaining, however, the originality when dealing with scientific knowledge. For the theoretical foundation of the research, we appropriated Authier-Revuz (1998) and Zamboni (2001) and Grillo (2013) when they deal with scientific dissemination as a discursive activity; Cosson (2009, 2020) when discussing literary reading and its importance for reader formation; Mora (2003) and Zanetic (2006) who address the relationship between literature and scientific dissemination and Bakhtin/Volóchinov (2014) who deals with cited discourse. As a corpus, we list the literary work “O Alienista”, by Machado de Assis in order to analyze, from the cited speech, how the representation of science happens through the construction of characters, and consequently, how the dissemination of science is present in this narrative. In addition, we highlight the importance of the role of scientific dissemination in the training process of more critical readers in dialogue with the literature, when we think that it is important to work on science concepts, since scientific dissemination texts constitute an important educational resource for teaching of reading and has the potential to create discursive and educational strategies that mediate effective learning.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre a divulgação científica e a literatura como uma atividade dialógica que reflete e refrata o mundo, um enunciado atravessado por vozes, dentre as quais, a voz do conhecimento científico é representada a partir de formas de discurso citado, além de discutir como a relação entre a divulgação científica e a literatura como uma atividade dialógica pode contribuir para a formação de leitores críticos e reflexivos no espaço escolar. A divulgação científica é uma atividade que tem por finalidade difundir o conhecimento científico que é produzido no interior de comunidades científicas para o público leigo que não está familiarizado com a ciência. Essa atividade envolve um conjunto plural de textos, em que são mobilizados diferentes recursos e técnicas para veiculação e divulgação das informações científicas. Dessa forma, utiliza-se diferentes meios para levar o conhecimento científico até o grande público, como revistas, jornais, redes sociais e também as narrativas literárias, pois a literatura durante muito tempo tem dado voz aos sentimentos gerados pelas descobertas científicas, além de expressar as ideias e posicionamentos em torno da própria ideia de ciência. Nesse sentido, refletir sobre a formação de leitores mais críticos e reflexivos a partir da divulgação científica feita por meio dos textos literários é pensar que a literatura permite a construção da ciência nas suas entrelinhas, uma vez que existem obras literárias em que são usados conceitos e processos da ciência mantendo, contudo, a originalidade ao tratar sobre o conhecimento científico. Para fundamentação teórica da pesquisa, nos apropriamos das discussões de Authier-Revuz (1998) e Zamboni (2001) e Grillo (2013) quando tratam sobre a divulgação científica como atividade discursiva; Cosson (2009, 2020) quando discute sobre a leitura literária e sua importância para formação do leitor; Mora (2003) e Zanetic (2006) que abordam sobre a relação entre literatura e divulgação científica e Bakhtin/Volóchinov (2014) que tratam sobre discurso citado. Como corpus, elencamos a obra literária “O Alienista”, de Machado de Assis, a fim de analisar a partir do discurso citado como acontece a representação da ciência por meio da construção dos personagens, e consequentemente, como a divulgação da ciência se faz presente nesta narrativa. Ademais, destacamos a importância do papel da divulgação científica no processo formativo de leitores mais críticos em diálogo com a literatura, ao pensar que é importante trabalhar conceitos da ciência, uma vez que os textos de divulgação científica se constituem como importante recurso educativo para o ensino de leitura e tem potencialidade para criação de estratégias discursivas e educativas mediadoras de uma aprendizagem efetiva.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectDivulgação Científica;pt_BR
dc.subjectLiteratura;pt_BR
dc.subjectO Alienistapt_BR
dc.subjectScientific dissemination;pt_BR
dc.subjectLiterature;pt_BR
dc.subjectThe Alienistpt_BR
dc.titleUm estudo sobre a relação entre a divulgação científica e a literatura para formação de leitores problematizadorespt_BR
dc.title.alternativeA study on the relationship between scientific dissemination and literature for formation of problematizing readerspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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