Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6237
Título: A RELEVÂNCIA DOS TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: análise de divulgação das revistas Superinteressante e Inovação
Título(s) alternativo(s): THE RELEVANCE OF SCIENTIFIC DISSEMINATION TEXTS IN THE FORMATION OF THE CRITICAL READER: analysis of the dissemination of Superinteressante and Innovation magazines
Autor(es): CARVALHO, Tatiele Silva
Palavras-chave: Discurso;
Texto de Divulgação Científica;
Revista Inovação (FAPEMA);
Revista Superinteressante
Speech;
Scientific Dissemination Text;
Innovation Magazine (FAPEMA);
Super Interesting Magazine
Data do documento: 21-Dez-2022
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho tem como propósito analisar a relação entre palavra e imagem na construção dos textos de divulgação científica, a partir de duas revistas: Superinteressante e Inovação (FAPEMA), a fim de discutir sobre os Textos de Divulgação Científica e sua importância para a sociedade. A primeira revista citada é direcionada para o público infanto-juvenil e, é apelativa pelo fato de ser uma revista que vende seus conteúdos e tem recursos diferentes da outra, pois nela os conteúdos são voltados para informar a sociedade sobre as TDC, já a segunda revista é voltada principalmente para divulgar conteúdos produzidos pela instituição de pesquisa que a financia, isto é, ela busca relatar suas pesquisas e resultados feitos por ela mesma para que a sociedade tome conhecimento de pesquisas e resultados obtidos em suas pesquisas. Faremos recortes de textos e analisaremos também imagens presentes na reportagem, que será analisada nestas duas revistas supracitadas com a intenção de mostrar diferenças, aproximações e divergências entre ambas as revistas. Com isso, intenta-se demonstrar o modo como os Textos de Divulgação Científica, ainda que tenham uma finalidade comum, operam muitas vezes com diretrizes distintas.
Descrição: This work aims to analyze the relationship between word and image in the construction of scientific dissemination texts, from two magazines: Superinteressante e Inovação (FAPEMA), in order to discuss about Scientific Dissemination Texts and their importance to society. The first mentioned magazine is aimed at children and young people and is appealing because it is a magazine that sells its contents and has different resources from the other, because in it the contents are aimed at informing society about TDC, while at the second magazine is mainly aimed at disseminating content produced by its funding institution, that is, it seeks to report its research and results made by itself so that society becomes aware of research and results obtained in its research. We will make text clippings and also analyze images present in the report, which will be analyzed in these two aforementioned magazines with the intention of showing differences, points of contact and disagreements between both magazines. Thereby we aim to demonstrate that, although they have a common purpose, Texts of Scientific Dissemination often operate with different guidelines.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6237
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tatiele_Silva_Carvalhovec.pdfTCC de Graduação29,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.