Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6238
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVIANA, Pamela Rayssa Silva Pinho-
dc.date.accessioned2023-04-03T18:22:00Z-
dc.date.available2023-04-03T18:22:00Z-
dc.date.issued2023-02-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6238-
dc.descriptionThe present work is an experience report about reading workshops and textual production of the Chronicle and Visual Poem genres, in the remote teaching modality. The activities developed in the workshop were organized and requested in the discipline Methodology of Teaching Portuguese Language and Literature (PCC5) taught in the Degree in Languages and Codes - Portuguese Language, in an interdisciplinary relationship with the Pedagogical Residency program. The research aims to discuss the importance of digital applications, such as whatsApp, quizz and padlet in activities during classes and how they contribute to the reading and production of texts belonging to the genres chronicle and visual poems. In view of this, we have as a problem a question: How can digital resources contribute to reading strategies and textual production in basic education? We used Geraldi (1999), Rojo (2012), Conson (2009), Doretto & Beloti (2017) Larrosa (2002), Soares (2002), Bergmann and Sams (2016) as a theoretical basis in the discussions. The proposed discussions help us to understand how these means of interaction help in the teaching of the Portuguese language and contribute to the development of readings and understanding of texts. The activities were developed with elementary school students, in the city of São Bernardo Maranhão, at the Monsenhor Maurício Laurent school, in the 9th grade A class. analysis prints taken from Padlets and WhatsApp dialogues from remote classes. These prints contain activities that were carried out in the WhatsApp group, which was the main resource used to carry out the remote classes, since we were in the pandemic period and not all students had quality internet or technological tools for the classes to take place as quickly as possible. different way. We also used other digital platforms as an aid in the classes, such as virtual word searches, interactive posts and discussions on the padlet, texts produced by the students in a virtual way were also used as a source of analysis, in which the genres chronicle and visual poems were worked during the two workshops carried out at school.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre oficinas de leitura e produção textual dos gêneros Crônica e Poema visual, na modalidade de ensino remoto. As atividades desenvolvidas na oficina foram organizadas e solicitadas na disciplina Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (PCC5), ministrada no curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos- Língua Portuguesa, numa relação interdisciplinar com o programa Residência Pedagógica. A pesquisa tem como objetivo analisar a importância de aplicativos digitais, tais como, WhatsApp, Quiz e Padlet em atividades de leitura de produção em aulas de Língua Portuguesa, na Educação Básica, ensino fundamental. Como desdobramento do objetivo geral, temos os seguintes objetivos específicos: a) relatar atividades de leitura e produção textual dos gêneros crônica e poemas visuais, realizadas a partir de aplicativos digitais na Educação Básica, em turmas de 9º ano da Educação Básica; b) Discutir a importância dos multiletramentos, dentre eles, o letramento digital nas práticas de leitura e de escrita; c) relacionar o letramento literário com o letramento digital, como forma de aproximar a escola das práticas linguageiras da contemporaneidade digital. Diante disso, temos como questão problema: como os recursos digitais podem contribuir com estratégias de leitura e produção textual na educação básica? Utilizamos como embasamento teórico nas discussões Geraldi (1999), Rojo (2012), Conson (2009), Doretto & Beloti (2017), Larrosa (2002), Soares (2002), Bergmann e Sams (2016). A metodologia consta de um relato de experiência sobre a realização de oficinas de leitura e produção textual dos gêneros crônica e poemas visuais, usando aplicativos digitais. As atividades foram desenvolvidas com alunos do ensino fundamental, na cidade de São Bernardo Maranhão, na escola Monsenhor Maurício Laurent, na turma do 9º ano. Dentre as técnicas de pesquisa destacamos, a observação no contexto escolar, e a análise de textos de alunos, produzidos nas oficinas, por meio de aplicativos digitais, tais como: Padlet, Quiz, WhatsApp. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e de natureza etnográfica e documental. As discussões propostas nos ajudam a entender como os meios de interação, por meio de aplicativos digitais, auxiliam no ensino de Língua Portuguesa e contribuem para o desenvolvimento de multiletramentos, de forma prazerosa.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectRelato de experiência;pt_BR
dc.subjectEnsino remoto;pt_BR
dc.subjectAplicativos digitais;pt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectExperience report;pt_BR
dc.subjectRemote teaching;pt_BR
dc.subjectdigital applicationspt_BR
dc.titleEstratégias de leitura com o uso de aplicativos digitais na modalidade de ensino remotopt_BR
dc.title.alternativeReading strategies with the use of digital applications in the teaching modality remotept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAMELA RAYSSA SILVA PINHO VIANAvec.pdfTCC de Graduação29,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.