Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGOMES, Jacinta Rosa-
dc.date.accessioned2023-04-03T18:35:38Z-
dc.date.available2023-04-03T18:35:38Z-
dc.date.issued2022-10-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6239-
dc.descriptionBringing the journalistic media field to the classroom can improve students' way of reading, making them realize the effects of meaning between verbal language and non-verbal language present in journalistic texts, more specifically in online news, in addition to promoting reading strategies. This genre brings multisemiotic aspects that allow different ways of reading, since it presents images, videos, audios and links that allow connection between the various types of language. Thus, the present work has the general objective of analyzing multimodal and hypertextual aspects in the online news genre, discussing the importance of teaching this genre in Basic Education. We selected as corpus an online news item taken from the website g1.globo.com whose headline is “Civil Police open investigation to investigate crime of racism after beauty contest in MG; listen to audio”. As specific objectives, we have: a) to reflect on the importance of the school working on the meaning effects of the different semiosis present in the online news; b) discuss reading strategies aimed at hypertextual reading; c) propose a suggestion of a didactic sequence as a guideline for teaching reading of the online news genre. From the objectives, we intend to answer the following problem question: how the hypertextual and multisemiotic aspects are manifested in the online news genre and how can this genre be an object of teaching in Basic Education? Based on these objectives, we will discuss how the multisemiotic aspects and multiliteracy can contribute to the formation of the student. As a theoretical foundation there is Bakhtin (1997), who brings discussions about dialogism and discursive genres, Alves Filho (2011) and who addresses the news genre, BNCC (2018) discussing the relationship of the journalistic media field with the school, Rojo (2012) dealing with multiliteracies, Coscarelli, Novais (2010) focusing on multimodal texts, Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004) dealing with didactic sequence. With our research we saw that the approach of the online news genre as a reading strategy in the classroom is relevant, as it can develop in students skills and abilities to understand journalistic texts.pt_BR
dc.description.abstractLevar o campo midiático jornalístico para sala de aula pode melhorar a forma de leitura dos alunos, fazendo com que os mesmos percebam os efeitos de sentido entre a linguagem verbal e a linguagem não verbal presente nos textos do meio jornalístico, mais especificamente na notícia online, além de promover estratégias de leitura. Esse gênero traz aspectos multissemióticos que possibilitam diferentes formas de leitura, uma vez que apresenta imagens, vídeos, áudios e links que possibilitam uma ligação entre os vários tipos de linguagem. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar aspectos multimodais e hipertextuais no gênero notícia online, discutindo a importância do ensino desse gênero na Educação Básica. Selecionamos, como corpus, uma notícia online retirada do site g1.globo.com cuja manchete é “Polícia Civil abre inquérito para apurar crime de racismo após concurso de beleza em MG; ouça áudio”. Como objetivos específicos, temos: a) refletir sobre a importância da escola trabalhar os efeitos de sentido das diferentes semioses presentes na notícia online; b) discutir estratégias de leitura voltadas para leitura hipertextual; c) propor uma sugestão de sequência didática como encaminhamento para o ensino de leitura do gênero notícia online. A partir dos objetivos, pretendemos responder a seguinte questão problema: como os aspectos hipertextuais e multissemióticos se manifestam no gênero notícia online e como esse gênero pode ser objeto de ensino na Educação Básica? Partindo desses objetivos discutiremos sobre como os aspectos multissemióticos e os multiletramentos podem contribuir para a formação do aluno. Como fundamentação teórica tem-se Bakhtin (1997), que traz discussões acerca do dialogismo e gêneros discursivos, Alves Filho (2011) e que aborda gênero notícia, a BNCC (2018) discutindo sobre a relação do campo midiático jornalístico com a escola, Rojo (2012) que trata sobre os multiletramentos, Coscarelli, Novais (2010) focando nos textos multimodais, Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004) que tratam sobre sequência didática. Além disso, elaboramos uma sequência didática como uma sugestão de trabalhado pedagógico a partir do gênero notícia online no ensino da leitura para alunos do 3º ano do Ensino Médio. Com nossa pesquisa vimos que a abordagem do gênero notícia online como estratégia de leitura na sala de aula é relevante, pois pode desenvolver nos alunos habilidades e capacidades para compreensão de textos jornalísticos.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectNotícia online;pt_BR
dc.subjectMultiletramentos;pt_BR
dc.subjectMultissemiose;pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectOnline news;pt_BR
dc.subjectMultiliteracy;pt_BR
dc.subjectMultisemiosis;pt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleASPECTOS MULTISSEMIÓTICOS DA NOTÍCIA ONLINE: Multiletramentos na sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeMULTISEMIOTIC ASPECTS OF ONLINE NEWS: Multiliteracies in the room classpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jacinta Gomesvec.pdfTCC de Graduação24,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.