Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6240
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | CARVALHO, João Batista de Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-03T18:57:10Z | - |
dc.date.available | 2023-04-03T18:57:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6240 | - |
dc.description | The teaching of the Portuguese language in the Brazilian territory follows the social process itself of language implantation and its use by speakers. Thus, such teaching has always been to the teaching of grammar. When we think of Portuguese Language we are already thinking about learning grammatical grammatical rules, since teaching to read, write and speak according to the standard norm standard has always been an activity associated with this discipline. The importance of teaching grammar teaching for the Common Curricular Base of the students, is that this study arises with the purpose of analyzing how the teaching of grammar of analyzing how the teaching of grammar has been happening in the Portuguese language classes in the public school system of grammar teaching in the public school system of São Bernardo/MA. To this end, we conducted qualitative research of a descriptive descriptive-exploratory research that allowed us to use semi-structured questionnaires with open the intention of understanding how this teaching has been going on, what the perception of teachers with regard to the teachers' perception of grammar in the classroom, their points of view, experiences, and to better understand what experiences and better understand what are the difficulties of teaching and learning of the current students. students. The two teachers have different visions, they work in different ways. Some points discussed by them and that call our attention is the lack of previous knowledge to learn grammar. This fact directly implies the need for the teacher to redefine his teaching methods redefine their teaching methods, adopt more than one grammar approach and always seek to invest in proposals that to invest in proposals that make the learning of the mother tongue more dynamic for these students. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Língua Portuguesa no território brasileiro acompanha o próprio processo social de implantação da língua e utilização dessas pelos falantes. Assim, tal ensino sempre foi condicionado ao ensino de gramática. Pensa-se em Língua Portuguesa e já pensamos na aprendizagem de regras gramaticais, uma vez que ensinar ler, escrever e falar dentro da norma padrão sempre foi atividade associada a essa disciplina. Da importância do ensino de Gramática para a Base Curricular Comum dos alunos, é que surge esse estudo com o intuito de analisar como o ensino de gramatica vem acontecendo nas aulas de língua portuguesa na rede publica de ensino de São Bernardo/MA. Para tanto, elencamos a pesquisa qualitativa de caráter descritivo-exploratório que nos permitiu utilizar questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas, na intenção de compreender como vem acontecendo esse ensino, qual a percepção dos professores com relação a gramatica em sala, seus pontos de vistas, experiências e entender melhor quais são as dificuldades de ensino aprendizagem dos alunos atuais. Os dois professores têm visões diferentes, trabalham de formas diferentes. Alguns pontos discutidos por eles e que nos chama atenção é a falta de conhecimentos prévios para a aprendizagem da gramatica. Fato que implica diretamente na necessidade do professor redefinir seus métodos de ensino, adotar mais de uma abordagem gramatical e buscar sempre investir em propostas que dinamize a aprendizagem da língua materna para esses educandos. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Gramática; | pt_BR |
dc.subject | Ensino; | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa; | pt_BR |
dc.subject | São Bernardo/MA | pt_BR |
dc.subject | Grammar; | pt_BR |
dc.subject | Teaching; | pt_BR |
dc.subject | Portuguese Language; | pt_BR |
dc.subject | São Bernardo/MA | pt_BR |
dc.title | ENSINAR UMA LÍNGUA OU ENSINAR UMA GRAMÁTICA? Uma análise sobre a educação em Língua Portuguesa na rede pública de ensino de São Bernardo/MA | pt_BR |
dc.title.alternative | TEACH A LANGUAGE OR TEACH A GRAMMAR? One analysis on education in Portuguese Language in the public school system of São Bernardo/MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
João Batista Araújovec.pdf | TCC de Graduação | 13,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.