Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6243
Título: Perfil dos consumidores de suco de fruta em Imperatriz-MA
Título(s) alternativo(s): Profile of fruit juice consumers in Imperatriz-MA
Autor(es): SANTOS, Jayson Cabral dos
Palavras-chave: suco de fruta;
Imperatriz-MA;
perfil sociodemográfico;
consumo.
fruit juice;
Imperatriz-MA;
sociodemographic profile;
consumption.
Data do documento: 9-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Sucos estão entre os alimentos mais consumidos e apreciados no Brasil, sendo um dos principais derivados de origem vegetal. Dentre os tipos de sucos existem diferenças que variam desde o percentual da fruta a adição de açúcares e outros compostos. Os sucos são apreciados tanto pelo sabor quanto pela preocupação com a saúde, para acompanhar refeições ou mesmo pelos preços mais acessíveis. A partir dessa premissa, o objetivo desse trabalho é identificar o perfil dos consumidores de suco de fruta na cidade de Imperatriz-MA. Para isso foi utilizada uma pesquisa de cunho socioeconômico e de padrão de consumo de sucos de fruta via questionário online através da plataforma Google Forms divulgados pelas mídias sociais. Dentre os principais resultados, a pesquisa apontou que a faixa de idade, renda mensal média, raça, escolaridade dentre outros indicadores socioeconômicos da população de Imperatriz-MA estão de acordo com os indicadores nacionais. Com relação ao padrão de consumo de suco de fruta, a pesquisa apontou que dentre 267 respostas válidas, 99,2% afirmaram consumir sucos de fruta, sendo a bebida não alcoólica preferida dos imperatrizenses, algo contrário quando comparado aos dados nacionais. A frequência do consumo de suco de fruta varia entre o diário e de 2 a 5 vezes por semana, as principais razões para o consumo é acompanhar refeições e os benefícios à saúde, com o principal horário sendo o meio dia. O preço não é o principal fator de influência na hora da compra, sendo mais importante o sabor, qualidade nutricional e benefícios à saúde. A nível nacional o suco de fruta preferido é o de laranja, entretanto para os imperatrizenses é o maracujá seguido por frutas tropicais como acerola e cajá. A pesquisa apontou que os entrevistados sabem a diferença entre os tipos de sucos, rejeitam produtos industrializados provocando um alto consumo de sucos 100% frutas. Para a população local, o marketing é fator que influencia na compra de sucos, sendo o Instagram a mídia que mais aparece propaganda sobre o produto.
Descrição: ABSTRACT Juices are among the most consumed and appreciated foods in Brazil, being one of the main derivatives of vegetable origin. Among the types of juices there are differences that vary from the percentage of fruit to the addition of sugars and other compounds. Juices are appreciated both for their taste and for their health concerns, to accompany meals or even for the most affordable prices. From this premise, the objective of this work is to identify the profile of fruit juice consumers in the city of Imperatriz-MA. For this, a survey of socioeconomic nature and pattern of consumption of fruit juices was used via an online questionnaire through the Google Forms platform disseminated by social media. Among the main results, the research pointed out that the age range, average monthly income, race, education, among other socioeconomic indicators of the population of Imperatriz-MA are in accordance with national indicators. Regarding the pattern of consumption of fruit juice, the survey showed that among 267 valid responses, 99.2% said they consume fruit juices, being the preferred non-alcoholic beverage of the people of Imperatriz, something contrary when compared to national data. The frequency of fruit juice consumption varies between daily and 2 to 5 times a week, the main reasons for consumption is to accompany meals and the health benefits, with the main time being midday. Price is not the main influencing factor at the time of purchase, with taste, nutritional quality and health benefits being more important. At the national level, the preferred fruit juice is orange, however for the people of Imperatriz it is passion fruit followed by tropical fruits such a acerola and cashew. The survey pointed out that respondents know the difference between the types of juices, reject industrialized products causing a high consumption of 100% fruit juices. For the local population, marketing is a factor that influences the purchase of juices, with Instagram being the media that appears the most advertising about the product.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6243
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Engenharia de Alimentos do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAYSONCABRALDOSSANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso395,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.