Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6249
Título: O mangá como ferramenta pedagógica: Fullmetal Alchemist
Título(s) alternativo(s): Manga as a pedagogical tool: Fullmetal Alchemist
Autor(es): SOUSA, Dineibergue Viana de
Palavras-chave: mangá;
imaginário;
ferramenta pedagógica;
manga;
Imaginary;
pedagogical tool.
Data do documento: 24-Mai-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O estudo em foco consiste em uma análise sobre o mangá como ferramenta pedagógica em sala de aula no ensino de diversas áreas do conhecimento, tais como, a Filosofia, a História, a Geografia, a Biologia, a Química, a Física, etc. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório-descritivo, na qual utilizamos o mangá Fullmetal Alchemist, de Hiromu Arakawa (2001-2010), para compreendemos suas contribuições com temas como transmutação da matéria, conflitos territoriais e religiosos e preconceito racial e religioso. Assim, este artigo está dividido em três sessões: na primeira, aborda-se o conceito e origem dos mangás. Na segunda sessão, fala-se sobre o que é o imaginário segundo Gilbert Durand e a classificação isotópica das imagens. Na terceira sessão, relata-se algumas possibilidades pedagógicas do uso de mangá na sala de aula, demonstrando a sua importância para o processo ensino-aprendizagem na educação.__ABSTRACT The study in focus consists of an analysis of manga as a pedagogical tool in the classroom in teaching various areas of knowledge, such as Philosophy, History, Geography, Biology, Chemistry, Physics, etc. Methodologically, it is a bibliographic research, of exploratory-descriptive character, in which we use the manga Fullmetal Alchemist, by Hiromu Arakawa (2001-2010), to understand his contributions with themes such as transmutation of the matter, territorial and religious conflicts and prejudice racial and religious. Thus, this article is divided into three sections: in the first, the concept and origin of manga is addressed. In the second session, we talk about what is imaginary according to Gilbert Durand and the isotopic classification of images. In the third session, some pedagogical possibilities of using manga in the classroom are reported, demonstrating its importance for the teaching-learning process in education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6249
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

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