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Título: Desigualdade social e educação em tempos de pandemia
Título(s) alternativo(s): Social inequality and education in times of pandemic
Autor(es): SILVA, Francisca Maria Ramos
Palavras-chave: desigualdade social;
educação básica;
ensino remoto;
pandemia;
social inequality;
education;
pandemic.
Data do documento: 26-Ago-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente trabalho tem como objetivo mostrar as dinâmicas de reprodução da desigualdade social no interior do sistema educacional, evidenciando as relações de poder imbricadas nesse cenário, principalmente em momentos de dificuldades do período da pandemia o que levou o aumento das desigualdades sociais e conservação da classe dominante. A partir de uma pesquisa realizada em duas escolas públicas municipais de São Bernardo-MA, localizadas uma, na zona rural e outra na área urbana, que teve início em junho de 2021 até março de 2022. Diante disso, busca-se entender quais ações são desenvolvidas pela escola e que repercutem no combate a reprodução da desigualdade social, apontando as dificuldades enfrentadas pelos estudantes de classe baixa durante a pandemia tanto da zona rural quanto da zona urbana. A finalidade é descrever e entender os impactos da pandemia no acesso à educação por estudantes moradores da zona rural e alunos residentes da zona urbana. Desse modo, nos debruçaremos e buscaremos compreender como está todo esse processo, mostrando como os professores estão lidando com esse cenário de desigualdade social que se evidenciou ainda mais nesse período da pandemia e como os alunos reagiram a essa nova modalidade de ensino. Neste período da pesquisa pode se constatar as dificuldades dos professores em manusear os aparelhos tecnológicos e no processo de avaliação dos alunos. Já os alunos as dificuldades de acesso à internet de boa qualidade e o acesso a aparelhos tecnológicos.__ABSTRACT The present aims at the dynamics of reproduction of social inequality within the educational system, presenting as intertwined relationships in this scenario, especially in times of difficulties during the pandemic period, which led to the increase in inequalities and social preservation of the ruling class. Based on a survey carried out in two municipal public schools in São Bernardo-MA, one located in the rural área and the other in the urban area, which began in schools from 2021 to March 2022. Are studied by the school and that reproduce social inequality in combat as low-class students face in rural and urban areas. The purpose is to describe and understand the impacts of the pandemic on education for students living in rural areas and students living in urban areas. In this way, we are dealing with and understanding this whole process, as well as the teachers, who fall into social inequality, evidenced more in this period of the pandemic and how students reacted to this new modality of pandemic. In this period of the research one can verify the difficulties of the professors in handling the technological devices and in the process of evaluation of the students. As for the students, the difficulties of accessing good quality internet and access to technological devices.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6250
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

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